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Chega de “desculpas” para uma vida sedentária!

A falta de exercício físico é uma realidade cada vez mais frequente nos nossos dias, e são poucos os que têm consciência dos benefícios concretos resultantes de uma actividade física regular.  A maior parte de nós recorre ao exercício por razões meramente estéticas, esquecendo-se que não há melhor remédio para o stress e que um exercício físico regular estimula o exercício mental.
Assim, chega de “desculpas” para uma vida sedentária! Está na hora de começar a caminhada para a sua boa forma física.

# Deixe-se de desculpas! A “falta de tempo” já não convence ninguém e, num dia de 24 horas, há sempre tempo para dedicar um bocadinho ao desporto. Experimente acordar mais cedo, ou aproveitar a hora de almoço, para ir ao ginásio ou fazer uma caminhada pelo quarteirão.

#  Encontre o tipo de exercício mais adequado para o seu perfil. Algumas pessoas são mais adeptas de exercício ao ar livre, outras preferem o esforço intensivo dos aparelhos de musculação, outras gostam da animação e ritmo de uma aula de step. Independentemente do tipo de exercicio que prefere, o importante é mesmo por-se a mexer!

# Lembre-se que nem só no ginásio se faz exercício! Utilize pequenos truques no dia-a-dia para aumentar a sua actividade: vá pelas escadas em vez de usar o elevador, saia uma paragem antes no metro e faça o resto do percurso a pé, levante-se da sua cadeira de hora a hora e vá até ao corredor ou dê uma voltinha pelo edifício… 

# Faça uma avaliação física para saber avaliar quais as suas capacidades e limitações. A grande maioria dos ginásios e health clubs já dispõem de meios próprios para fazer estas avaliações e o treino físico é determinado de acordo com os resultados obtidos.

# Não queira ser um atleta de alta competição na primeira semana. Comece devagar, com treinos pouco exigentes e de curta duração, e vá aumentando aos poucos. Desta forma, a actividade física vai-se integrando progressivamente na sua rotina diária e mais dificilmente terá tendência a abandona-la.

# Ande a pé. Este exercício não requer qualquer habilidade nem material específico, podendo ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar. As caminhadas regulares ajudam a melhorar o ritmo cardíaco e a irrigação sanguínea, controlando a pressão alta e ajudando a reduzir os níveis de colesterol.

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