Recuperar o entusiasmo


Comportamento & Marketing Pessoal

SAPO Emprego

Não deixe a falta de motivação prejudicar o seu desempenho.

Independentemente do tipo de trabalho que temos, existem sempre momentos em que a motivação está em baixo e já não conseguimos sentir o entusiasmo de outrora. Apesar de, na maioria dos casos, serem fases passageiras, a verdade é que estas “quebras” podem ser prejudiciais ao seu desempenho profissional e até mesmo à sua saúde.

Reunimos algumas sugestões, muito simples de seguir, para combater eficazmente estes sintomas. Rapidamente verá que sentirá um novo fôlego e um reânimo na sua motivação profissional…

1. Pequenas mudanças, grandes resultados.  A falta de motivação é normalmente resultado de um dia-a-dia demasiado rotineiro. Procure pequenas formas de romper com a monotonia: troque os horários habituais das tarefas que menos lhe agradam ou ouça uma musica animada enquanto trabalha, por exemplo. 

2. Aumente as suas competências.  Cursos de línguas, informática ou mesmo para aperfeiçoar os seus conhecimentos em determinada área, são algumas das formas de estimular o intelecto, com compensações adicionais para o seu desempenho.

3. Procure novos desafios. Se está com tempo livre, solicite algum trabalho ao seu chefe, mesmo que não se enquadre totalmente nas suas funções habituais. Para reanimar os ânimos, nada melhor do que um novo desafio entre as mãos.

4. Dê sempre o seu melhor.  Tentar o máximo desempenho naquilo que se faz e ter confiança no seu trabalho, são pontos chave para a motivação. Simultaneamente, o seu chefe e colegas, sentir-se-ão também mais confiantes no seu desempenho.

5. Mexa-se.  O exercício traz benefícios físicos e intelectuais. Uma pequena caminhada durante a hora de almoço é fundamental para aumentar os seus níveis de energia.

6. Descanse. Já tirou férias a sério durante este ano? Se a resposta for negativa, tente agendar um período para descansar e afastar-se do trabalho por uns dias. Por outro lado, respeite as 7/8 horas de sono diárias, para que o organismo possa responder às exigências do trabalho.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego