Promoção imobiliária


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O sector imobiliário tem diferentes áreas de actuação, logo, possui comportamentos díspares em cada um dos mercados em que actua. Por exemplo, se no sector residencial facilmente se constatam as dificuldades pelas quais o sector passa, no mercado de escritórios tem-se assistido a alguns negócios e transações bem interessantes.

No que concerne o recrutamento, não temos efectivamente assistido a uma grande mobilidade no mercado profissional. Acreditamos que as empresas emagreceram muitíssimo as suas estruturas e dotaram os seus profissionais de know how necessário para desenvolverem a sua actividade em áreas que inicialmente não dominariam, reduzindo o turn over e a necessidade de recrutar.

 

O mercado residencial será porventura o que mais tem sofrido. Desde logo, os pequenos construtores com promoção própria e numa segunda linha o mercado de retalho na globalidade. As dificuldades de acesso ao crédito estão na base do problema, sendo essa a razão pela qual as empresas de retalho imobiliário estão a criar empresas de cariz financeiro e soluções alternativas de aquisição.

 

Como referimos inicialmente, cremos que o mercado de escritórios tem, ainda assim, mostrado mais vivacidade, alavancado por dois factores. Em primeira instância, a ocupação de novos espaços premium e para novas ínsignias em Portugal ou mesmo antigas marcas que juntam serviços numa óptica de optimização de espaço. Embora ocorra uma redução no número transacções, existe efectivamente alguma actividade nesta área. Em segundo lugar, pela necessidade das empresas em reduzir custos e associar o espaço ao número de quadros. Quem ocupava 1000 m2 procura agora 500 m2 e, embora estes sejam sinais da crise, geram-se algumas oportunidades de negócio.

 

Outro dos sectores em que se tem assistido a uma modernização e subsequente actividade comercial é a Logística e Industria. A construção de polos logísticos modernos, mais bem situados e que melhor servem os seus clientes, tem mobilizado a carteira de transacções.

 

A Promoção imobiliária no retalho parece nunca ter fim e temos a noção de que existe sempre mais uma possibiliade de construção de um novo retail park,  em qualquer ponto do País. E embora as estatísticas já nos coloquem como dos mais bem servidos neste tipo de recintos, continuam a surgir notícias de novas construções.

 

Uma das áreas directamente ligadas ao Imobiliário é a das avaliações de imóveis e estes departamentos têm efectivamente ganho algum protagonismo pela necessidade de reavaliar imóveis e património.

 

Portugal possui quadros qualificados e muito bem preparados neste sector. Mais uma vez a área internacional, nomeadamente os países PALOP, poderá ser a solução, seja em África ou no Brasil.

 

António Costa

Manager Engineering & Property

Michael Page

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