Rotinas de Setembro


Ambiente de Trabalho

SAPO Emprego

Dicas para não se deixar abater com o final do Verão.

Se é daqueles que entra em Setembro a sentir-se abatido e desmotivado, acredite que não é um caso isolado! Nada mais natural do que sentir-se deprimido e sem vontade de regressar ao trabalho depois de uns dias de sol, família, sossego e boa disposição. Ainda para mais quando o que o espera é o regresso à rotina, ao trânsito, a antecipação do Inverno e dos dias escuros, e a sensação de que ainda falta uma eternidade para as próximas férias. Para que não se deixe abater com o final do Verão, deixamos-lhe algumas dicas para encontrar uns raios de sol entre biombos, armários, computadores e a papelada acumulada durante as férias.

# Mantenha algum espírito de férias… Um almoço ao ar livre, um mergulho na piscina, uma corrida ao final do dia ou um passeio ao pôr-do-sol... Sem grandes esforços, qualquer uma destas opções pode ser facilmente encaixada num dia de trabalho.

# Equilibre os seus horários. Estipule um horário de saída e evite ficar na empresa para lá dessa hora, mesmo que signifique que algum assunto menor tenha de ficar para o dia seguinte.

# Estabeleça prioridades. Nem tudo o que ficou por fazer durante as suas férias é urgente. Analise a sua “agenda”, projectos e recados pendentes e estabeleça uma ordem de trabalhos e mentalize-se que há coisas que terão mesmo de esperar.

# Reparta as suas férias. Nada como reservar uns diazinhos extra para gozar entre os longos e atarefados meses que separam o Verão do Natal. Aproveite para conjugar com um feriado e fazer umas mini-férias fora de época, ideais para quebrar a rotina e renovar energias.

# Organize o email. Depois de umas semanas, ou mesmo apenas uns dias, de ausência, a maior parte dos profissionais vê-se refém da sua caixa de correio electrónico. Saiba separar o importante do dispensável e conforme-se com a ideia de que não vai poder responder a tudo duma vez.

# Faça pausas. Não estamos propriamente a aconselhá-lo a fazer gazeta ao trabalho e passar a tarde na esplanada ou uma escapadela até à praia, mas dez minutos de conversa e um café podem ajudar a manter a boa disposição.

# Durma bastante. Com o fim das sestas a meio do dia e as tardes de repouso à beira mar, uma boa noite de sono é essencial para se sentir enérgico e em forma. Deite-se cedo e combata a sensação de cansaço crónico com um sono reparador.

# Não se deixe desleixar. Durante as férias ganhamos hábitos saudáveis que facilmente deixamos escapar quando recuperamos o stress do quotidiano profissional. Não caia no erro de perder os bons hábitos que ganhou nas férias: fuja dos almoços empacotados, refeições ao balcão, pequenos almoços inexistentes…

# Antecipe as próximas… Esta técnica não funciona para todos, mas algumas pessoas encontram alguma motivação em começar a planear as próximas férias mal terminam as suas. Começar a procurar um destino e idealizar um programa poderá ser uma forma de “fugir” da rotina profissional. 

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS