Aumento Salarial


Desenvolvimento de Carreira

SAPO Emprego

Trabalhar para um melhor salário.

Todos sabemos que, apesar da crise de que tanto se fala, existem pessoas que conseguem o que aos olhos do comum "trabalhador" parece quase uma utopia: empregos "bem pagos", aumentos salariais "simpáticos", negociações salariais bem sucedidas...
Claro que o factor "sorte" também tem um papel decisivo mas nem sempre é o factor fundamental e, acima de tudo, é preciso saber atribuir ao trabalho que fazemos o valor que queremos que lhe seja dado. 
Ajudamo-lo a meter "mãos à obra" para começar a trabalhar para um melhor salário.  
  
1. Considere mudar de emprego como uma estratégia de carreira
- Continuar na mesma empresa por muitos anos era, até há uns anos, o plano de carreira normal. Actualmente, e de acordo com as novas tendências do mercado, é frequente que os planos de evolução de carreira não existam dentro das empresas, e a melhor estratégia para evoluir passa, obrigatoriamente, por uma mudança de empregador.

2. Consiga um emprego na empresa "certa" e na área de negócios "certa"
- Mais do que nunca, é preciso saber apostar nos sectores que estão em alta e nas áreas com maior potencial de crescimento. Procure identificar que sectores se destacam pela positiva e, dentro duma mesma área de actividade, quais as empresas com posições fortes no mercado ou potencial de crescimento acelerado.

3. Conheça o mercado
- Para bem negociar é fundamental saber o que o mercado está a pedir. O melhor trunfo para quem está numa situação de negociação salarial é conhecer os valores actuais para aquela área/sector e funções.

4. Saia quando estiver no "auge"
- A maior parte das pessoas comete o erro de sair das empresa quando  surgem problemas com os chefes ou quando as coisas estão muito mal. Mude de emprego quando a sua situação estiver óptima, ou após uma grande promoção ou um grande aumento. Nessa ocasião, o seu "valor de mercado" será maior.

5. Faça marketing de si próprio
- Pense em si tal como as empresas costumam pensar num novo produto a colocar no mercado. Pense no que precisa de fazer para ter sucesso no futuro. Não espere que seja o mercado a vir até si.

6. Apresente uma proposta de trabalho, não envie um currículo
- Não se apresente de forma convencional. Diferencie-se por apresentar propostas que digam ao eventual empregador o que pode fazer por ele como pode ajudar a sua empresa a alcançar os seus objectivos.

7. Uma boa entrevista resulta num grande emprego
- Tente agendar a entrevista para aquela hora do dia onde está no seu melhor. Leve consigo recomendações e prémios obtidos anteriormente. Não assuma uma postura do tipo " o que é que esta empresa pode fazer por mim". Apresente-se e mostre como pode contribuir para trazer valor acrescentado à empresa.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego