Dicas para decorar o seu escritório


Ambiente de Trabalho

SAPO Emprego

Local de trabalho mais aprazível.

Um portátil e o sofá podem até ser uma excelente combinação para uma rápida ligação ao email, um apontamento num projecto que tem entre mãos ou uma revisão de última hora para a reunião do dia seguinte, mas não são certamente a solução para quem precisa com frequência de trabalhar a partir de casa. Quer seja uma divisão ampla ou um pequeno canto na sotão, o essencial é que a zona dedicada para trabalhar em casa seja um espaço confortável, acessível e prático.

Damos-lhe algumas dicas para decorar o seu escritório dentro de casa de forma a fazer mais, melhor e com mais vontade sempre que tenha algum trabalho “fora de horas”.

  • Preocupe-se em criar uma zona totalmente independente do resto da casa. Por uma questão de privacidade, para se refugiar um pouco da confusão da vida “familiar”, é importante demarcar bem o espaço reservado para o trabalho, ainda que possam não existir divisões físicas.
  • Escolha peças que, de alguma forma, lhe transmitam tranquilidade e inspiração. O segredo da produtividade passa também por um ambiente relaxante e confortável . Se quiser, inclua alguns elementos pessoais,  como um quadro, uma fotografia ou o seu livro preferido.
  • Um espaço caótico ou que misture vários estilos não contribui para um trabalho criativo e produtivo como se ambiciona. Utilize uma linha de inspiração, que possa servir de base para a escolha das peças, harmonizando o espaço o mais possível.
  • Na escolha de cores, os tons claros são os mais indicados. Poderá optar por pequenos apontamentos em tons fortes,  mas no geral as cores mais escuras diminuem o ambiente, tornando-o mais pesado.
  • Não descure a questão da arrumação. Tudo depende do espaço disponível, mas é importante conseguir manter esta área o mais organizada e “limpa” possível para não prejudicar o tempo dedicado às suas tarefas profissionais.
  • Uma boa iluminação é essencial para criar o ambiente do seu escritório e para proteger a saúde dos seus olhos!  A melhor opção é a luz fria (lâmpadas fluorescentes) de cor branca, porque aquece menos o ambiente e é menos cansativa para a vista. Se quiser manter um espaço mais acolhedor, o ideal é ter uma boa iluminação de tecto de intensidade regulável e uma boa luz de apoio para a secretária.
  • Tenha especial atenção à ventilação e temperatura. Quer opte pelo ar condicionado ou por uma solução mais natural, adaptada ao espaço em questão, a preocupação deverá ser sempre a do conforto máximo.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego