Afastar as distracções


Comportamento & Marketing Pessoal

SAPO Emprego

Não deixe fugir a concentração.

No local de trabalho nem sempre é fácil manter a concentração face às constantes distracções que nos rodeiam. Seja a conversa dos colegas, o telefone que não pára de tocar, a janela do messenger sempre a piscar... A verdade é que mesmo os mais pequenos elementos perturbadores acabam por contribuir para uma quebra da produtividade e, para os mais “desconcentrados”, podem mesmo chegar a comprometer a realização do seu trabalho “a tempo e horas”. Em alguns casos, a  situação pode chegar mesmo ao extremo de só se sentir capaz de fazer alguma coisa quando leva o trabalho para fora do escritório!
Ajudamo-lo a lidar com as principais fontes de distracção no trabalho, para que não deixe fugir a concentração.

# Páre um pouco para pensar nas principais distracções com que é “tentado” no dia-a-dia. O primeiro desafio consiste em perceber exactamente quais os tipos de perturbações que vão surgindo, para encontrar a solução para cada caso.

# As próprias condições de trabalho são importantes para a concentração. Garantir que o seu espaço tem as condições mínimas exigidas a nível de luz, privacidade e temperatura, são questões essenciais para melhorar a sua capacidade de concentração.

# Deixe a sua secretária limpa e desimpedida. A necessidade de estar constantemente à procura de qualquer coisa e perder muito tempo entre os seus “papéis”, acaba por ter como consequência uma desconcentração e perda de tempo desnecessária.

# Se o seu local de trabalho tiver uma porta, feche-a quando estiver a precisar de se focar mais no que está a fazer. Se não tiver hipótese de se isolar e o problema for o barulho, peça de forma educada para as pessoas que estão à sua volta fazerem um pouco menos de barulho.

# Se sente que as suas distracções são sobretudo externas e de cariz pessoal, procure estabelecer limites aos contactos que estabelece com amigos e familiares durante o dia de trabalho.

# Peça de forma educada para não ser incomodado num determinado período. Este conselho é válido tanto para amigos e familiares, como para colegas. Só não será aconselhável caso se tratem de clientes!

# Mantenha o seu estado no messenger como ocupado ou em reunião. Se mesmo assim as outras pessoas não respeitarem, opte por desligá-lo ou não responda de imediato, mas apenas quando achar oportuno. Aos poucos conseguirá fazer passar a sua mensagem.

# Se tem tendência para perder muito tempo a pensar no que vai ter de fazer a seguir, o melhor que tem a fazer é criar uma lista com tudo aquilo que precisa de recordar.  Se é daqueles que perde demasiado tempo a criar listas de tarefas, opte por ter sempre ao seu lado uma agenda, que vai actualizando “ao momento”.

# Se se distrai facilmente com a chegada de um novo email pessoal, por exemplo, faça a escolha deliberada de o guardar para ler só quando tiver concluído uma tarefa, acabando por transformar esta situação numa “recompensa”.

# Se está num momento pontual de grande desconcentração, talvez esteja a necessitar de uma pausa. É provável que esta seja uma forma da sua mente “reclamar” por descanso.

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