Passar do plano à acção


Desenvolvimento de Carreira

SAPO Emprego

Tire as resoluções do papel!

Tipicamente a chegada do Ano Novo traz consigo as habituais listas de objectivos e planos para o ano que se inicia. Não sendo difícil traçar metas para o novo ano, a verdade é que não é assim tão fácil segui-los e a maior parte de nós acaba por esquece-los no fundo de uma qualquer gaveta.
Garantimos-lhe que, com alguma disciplina e dedicação, poderá fazer com que as suas intenções saiam do papel e os objectivos traçados sucessivamente ao longo dos anos sejam, finalmente, alcançados com sucesso. Siga as nossas dicas e... passe à acção!

# Especifique os seus objectivos. De nada vale traçar metas demasiado genéricas e subjectivas, é fundamental concretizar para poder traçar o caminho para atingir resultados.

# Seja ambicioso!  Estipule metas que ultrapassem os seus habituais limites... Lembre-se que quanto maiores os desejos, maior a motivação.

# Assuma o sucesso como um dado garantido. Para vencer há que ter espírito de vencedor! Não há nada mais bloqueador do sucesso do que uma mente derrotista.

# Evite o condicional e o futuro. Diga “eu vou” e não “eu gostaria de...” Convença o seu subconsciente de que o sucesso está garantido antes de meter mãos à obra!

# Ponha tudo por escrito. Apesar de aparentemente as “listas de objectivos” não servirem para muito a verdade é que podem ajudar a clarificar e organizar os seus “alvos” e serão uma cábula para não perder o rumo durante o ano.

# Defina prazos. Um ano tem 365 dias, 52 semanas, 12 meses... já pensou no que poderá alcançar durante este tempo? Não deixe os resultados para o final do ano, obrigue-se a cumprir etapas regulares e verá que os resultados serão muito positivos.

# Antecipe obstáculos. Não espere facilidades, mas imaginando eventuais dificuldades que terá de ultrapassar conseguirá evitá-los ou preparar-se melhor para o seu aparecimento.

# Associe vantagens. Associando cada objectivo a uma lista de benefícios, saberá claramente o que terá a ganhar com cada meta cumprida.

# Preveja a vitória. Imagine-se a ultrapassar todos os obstáculos que surgirem pelo caminho e atingir as suas metas finais... Haverá melhor sensação do que a vitória?

# Partilhe as suas ambições. Rodeie-se de amigos e colegas de trabalho que o apoiem e motivem nos seus objectivos. Não se deixe influenciar pela acomodação de terceiros!

# Ponha “mãos à obra”! Independentemente de boas intenções, a verdade é que sem trabalho dificilmente conseguirá alguma coisa. Lembre-se que todos os dias deverá dar mais um passo em direcção às suas metas finais, caso contrário, estará a caminhar para a derrota...

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS