A sua carreira daqui a 5 ou 10 anos...


Entrevistas de Emprego

SAPO Emprego

Uma questão recorrente nas entrevistas de emprego.

É uma das questões obrigatórias durante uma entrevista de emprego e talvez a que mais frequentemente surge no decurso das nossas vidas profissionais. Sabendo que é quase certa independentemente da fase profissional em que se encontra, é preciso estar preparado para, com naturalidade, transmitir as suas melhores características profissionais.
Damos-lhe algumas dicas, para orientar a sua resposta quando confrontado com este cenário.

# Evite ser demasiado especifico. “Trabalhar na empresa X com a função Y” não é um objectivo relevante de carreira. Os objectivos de carreira devem ser metas relativamente genéricas que poderão ser alcançados por caminhos diversos.

# Mostre ambição e projecte um futuro com optimismo. Cenários dramáticos e pessimistas relevam personalidades pouco empenhadas e de costas para o sucesso. Empenho, motivação e vontade de vencer são elementos que não deverá esquecer quando apresenta as metas que anseia alcançar.Ainda que o futuro profissional lhe possa causar alguns receios, deverá mostrar-se o mais seguro possível.

# Evite referir-se a motivações salariais ou ambições hierárquicas. “Quero ser chefe” ou “Gostaria de ter um ordenado de x” não são hipóteses a considerar para este tipo de questão. Procure demonstrar ambição através de metas traçadas para as suas concretizações profissionais, e não por cargos ou salários pretendidos.

# Deixe transparecer que tem objectivos traçados e uma ideia do caminho que terá de percorrer para os atingir. Um bom profissional deve ter perfeita noção do rumo que pretende dar à sua carreira. Afirmações vagas ou pouco convicentes quanto ao que espera para a sua carreira, irão criar uma má imagem de si aos olhos do seu interlocutor.

# Mostre-se flexível. Quando se trata de "traçar o futuro", impõe-se uma dose certa de realismo, demonstrando que tem consciência da possibilidade de alguns dos seus planos e objectivos serem alterados consoante as circunstâncias. Optimismo sim, mas com moderação!

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego