Contornar a Idade no CV


CV & Candidaturas

SAPO Emprego

Truques para fugir aos preconceitos.

Infelizmente a idade continua a ser um dos factores por onde os candidatos são mais discriminados. Numa situação de concorrência com candidatos mais novos é possível que um candidato mais velho, ainda que com um perfil mais adequado ao pretendido, seja ultrapassado unicamente por uma questão da idade. E, para além da data de nascimento, há vários factores que podem “denunciá-lo”. Conheça então algumas dicas para contornar a questão etária no CV e fugir aos preconceitos, aumentando as suas hipóteses de chegar à entrevista.

Dados Pessoais
- Poderá omitir este campo mas tal omissão apenas servirá para chamar mais a atenção do recrutador. Acima de tudo, não minta sobre a idade e não invente datas. Este poderia ser o primeiro passo para acabar com a sua candidatura.

Experiência Profissional
- Não enumere todas as suas experiências profissionais. Limite-se a descrever as actividades por que passou nos últimos 15 anos.
- Pode considerar colocar as experiências anteriores a 15 anos numa categoria diferente denominada “Outras Experiências Profissionais”, por ex., sem colocar datas e sem se expandir muito nas descrições.
- Evite utilizar na carta de apresentação que acompanha o CV expressões como “X anos de experiência”.

Educação e Formação
- Não indique o ano em que concluiu os seus estudos. Não será muito complicado para o seleccionador deduzir idade aproximada do candidato se souber o ano em que este concluiu a sua formação.
- Se a instituição de ensino que frequentou mudou entretanto de nome, coloque a nova designação.
- Mostre que se tem mantido actualizado. Inclua no seu CV as acções de formação mais recentes que tenha frequentado.
- Seja selectivo em relação aos cursos de formação que insere no seu CV. Determinadas temáticas que poderiam ser indispensáveis há 20 anos podem ser hoje pouco importantes. O facto de constarem no seu CV podem demonstrar uma certa desconexão em relação à actualidade.

Observações:
- Não pense em eliminar tudo o que é datas do seu CV, porque poderia transmitir a ideia de estar a tentar esconder alguma coisa.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego