Passado profissional


CV & Candidaturas

SAPO Emprego

Elementos negativos no seu Curriculum.

Quem nunca desesperou na tentativa de criar um CV perfeito, com as dimensões e o conteúdo mais adequado para atrair potenciais empregadores? Problema comum para quem já tenha alguns anos de trabalho no seu Currículo, a maior dificuldade parece ser que parte do seu percurso profissional enfatizar e que partes omitir.
Para conseguir tirar o melhor partido do seu currículo procurámos saber, junto dos especialistas, quais os pontos do seu percurso profissional que podem afectar o seu futuro.

1. A despromoção
Este é, sem dúvida, um dos pontos mais problemáticos para um candidato a um emprego. Não podendo ser, pura e simplesmente, omitido do seu CV, é natural que levante alguma suspeição por parte do recrutador. Se alguma vez lhe foram retiradas responsabilidades ou alguém o foi substituir, remetendo-o para um cargo inferior, faça por explicar os motivos para esta mudança de carreira, sem ser automaticamente associado a uma imagem de incompetência.

2. A “inconstância”
Se tem sido daquelas pessoas que não aguenta muito tempo na mesma empresa e está sempre à procura de novos desafios e oportunidades, o mais certo é ter de enfrentar a desconfiança por parte de eventuais empregadores. Apesar da  acomodação não ser uma característica nada apreciada em termos profissionais, tão pouco o é um percurso profissional  demasiado “inconstante”, que mais do que um sinal de ambição, é normalmente associado à falta de vontade ou capacidade de assumir compromissos e responsabilidades. Torne claro que, não obstante o seu passado, está à procura de algo permanente e estável e que as anteriores mudanças tiveram sempre motivos objectivos por detrás.

3. A mudança  
Um professor que pretende aventurar-se no mundo da publicidade ou um advogado que gostaria de trabalhar em jornalismo, são situações cada vez mais frequentes nos dias de hoje. No entanto, e apesar das mudanças de carreira poderem ser bem sucedidas, é provável que as suas competências sejam postas em causa, perante um historial profissional sem qualquer relação com as funções a que se candidata. Para alicerçar as suas candidaturas, deverá obter alguma formação na área para a qual se tenciona dedicar, de forma a não ser prejudicado pelas experiências profissionais anteriores.

4. A acomodação
Está na mesma empresa há vários anos, com as mesmas funções ou um percurso demasiado linear? Não tenha receio de parecer pouco ambicioso, pois tudo depende do que conseguiu alcançar durante este período. Não é tão importante onde se está como o que se faz e a forma como tem conseguido cumprir com as suas funções. Claro que se esteve até agora conformado com uma carreira mediana, sem grandes responsabilidades nem objectivos, não pode esperar que vejam em si um potencial líder de equipas ou um elemento chave para a inovação e produtividade da empresa.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego