Directório de empresas


Procura de Emprego

SAPO Emprego

Crie uma lista de potenciais recrutadores.

A maior parte dos profissionais tem já consciência de que as candidaturas espontâneas são um método alternativo eficaz para encontrar emprego e uma excelente forma de se dar a conhecer  ao mercado. O problema está, muitas vezes, em encontrar essas empresas empregadoras, seleccionar contactos e construir um directório pessoal. Seleccionámos algumas sugestões, para o ajudar a criar o seu próprio directório de potenciais recrutadores.  

# Faça uma lista de todas empresas que onde gostava de trabalhar. Quer seja pela sua notoriedade no mercado, como pelo tipo de actividade que desenvolvem, deverá escrever todas as que se lembre. Depois, é só procurar os seus contactos nos vários meios ao seu dispor (telefone, Internet ou nas tradicionais listas telefónicas).

# Seja abrangente. Se tem o objectivo de trabalhar num sector em concreto, a sua lista de potenciais empregadores pode ser mais extensa do que à partida pensaria. Para além das empresas mais conhecidas, há que considerar aquelas que têm parcerias estabelecidas com as maiores empresas, empresas que estão a iniciar a sua actividade, sem esquecer ainda uma série de fornecedores.

# Consulte revistas e jornais económicos ou generalistas para ver que empresas se andam a destacar no mercado. Paralelamente, os directórios de empresas e os relatórios de actividade são excelentes sítios para encontrar este tipo de informação.

# Pesquise na Internet. A Internet é uma fonte abundante de informação onde pode ampliar a sua busca, incluindo todas as expressões que estejam relacionadas com o seu perfil. Veja os sites institucionais, noticias e mesmo blogs onde pode reunir mais informação com a área pretendida.

#  Esteja atento aos estudos e artigos publicados. Todos os anos são publicadas listas das melhores empresas para trabalhar, empresas com maior volume de negócios, empresas com maior crescimento, gestores mais influentes, entre outras… Toda esta informação pode ser extremamente útil para o seu objectivo.

# Tire proveito da sua rede de contactos. É natural que os seus conhecidos, amigos, familiares, pela natureza do seu trabalho conheçam várias empresas entre empregadores, fornecedores e clientes. A partir daqui poderá acrescentar novos nomes à sua lista.

# Procure junto das câmaras municipais ou juntas de freguesia alguma informação sobre as empresas sedeadas na sua região. Regra geral, os órgãos autárquicos têm alguma proximidade com os empresários e gestores da região e podem ser um importante elo.

#  Não ignore os métodos mais "primários"… Faça um reconhecimento da sua área de residência ou pelos locais por onde costuma passar e vá anotando os nomes das empresas que vir. Mais tarde procure reunir informações sobre essas empresas, e verifique se é do seu interesse avançar com uma candidatura espontânea para alguma delas.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego