Superar uma avaliação negativa


Desenvolvimento de Carreira

SAPO Emprego

Uma oportunidade para aprender mais e melhorar resultados.

Muitas empresas escolhem os primeiros meses do ano para recolher, apresentar e, em alguns casos, discutir a avaliação de desempenho dos seus colaboradores. Se, muitas vezes, os resultados obtidos são os esperados, não raramente a avaliação chega como uma surpresa e a classificação dada ao colaborador fica muito aquém das suas expectativas.
Saiba o que fazer para ultrapassar uma avaliação negativa e transformar uma situação desagradável numa oportunidade para aprender mais e melhorar resultados.

 Reacção
# É natural sentir-se zangado e até algo injustiçado ao receber uma avaliação menos positiva ao desempenho. No entanto, é fundamental que mantenha a calma e uma postura profissional.
# Compreenda o papel de quem avalia e não se deixe dominar pelas emoções. Não leve uma critica profissional de forma pessoal.
# Mantenha-se atento aos comentários que são feitos e a análise de cada área avaliada. É importante que se consiga focar no que pode ser melhorado no seu desempenho.
# Certas atitudes não têm defesa possível. Nestes casos, é melhor assumir o seu erro e comprometer-se a melhorar.
# Procure terminar a conversa com a sua chefia de forma positiva. Reforce a ideia de que gosta de trabalhar na empresa e que espera poder cada vez mais trazer um contributo positivo.

Acção
# Faça uma auto-avaliação e uma análise objectiva ao feedback que lhe foi dado de forma a poder focar-se nos seus pontos mais fracos.
# Tente determinar o que originou a avaliação negativa: falta de conhecimentos ou experiência para conseguir fazer melhor, falta de condições, desmotivação?
# Se até à data sempre teve boas avaliações, o que mudou? Analise que factores podem estar a interferir nesta mudança: desinteresse, novas expectativas trazidas por um novo chefe, problemas pessoais ...
# Preocupe-se em reunir todos os argumentos para os resultados obtidos. Se necessário, reúna-se novamente com o seu chefe para ter explicações mais especificas nos pontos que lhe pareçam mais vagos.
# Assinale, dos comentários que recebeu, aqueles que lhe parecem estar relacionados com situações pontuais e os que já parecem reflectir um padrão de comportamento.
# Estabeleça, de preferência em conjunto com o seu superior mais directo, um “plano de recuperação”, definindo uma estratégia prática para a forma de melhorar a sua performance.
# Depois de começar o seu plano de recuperação, é importante tentar obter um feedback frequente junto da sua chefia. Não espere pela próxima avaliação.
# O ideal é agir antes dos problemas acontecerem. Sempre que tenha consciência que alguma coisa não está bem, que não tem as condições necessárias para desenvolver a sua actividade, que não percebeu bem o que lhe foi pedido, por exemplo, peça ajuda.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego