Onde se esconde o emprego?


Procura de Emprego

SAPO Emprego

Descubra os vários caminhos para uma oportunidade.

Com o desemprego a manter a tendência crescente, estranho ouvir por vezes situações de empresas que não conseguem preencher determinadas vagas nos seus quadros. Desde as milhares de vagas por ocupar que o Instituto de Emprego (IEFP) diz não conseguir dar seguimento, como perfis mais técnicos procurados por algumas empresas, a verdade é que, no campo do emprego, parece nem sempre se conseguir fazer o encontro entre a oferta e procura.
Mas onde se esconde afinal o Emprego?  

# Internet - O recrutamento online representa uma das mais actuais, úteis e dinâmicas aplicações das tecnologias de informação. São várias as vantagens em termos de autonomia, flexibilidade e rapidez dos processos de recrutamento, e a tendência tem-se vindo a confirmar com cada vez mais empresas e candidatos a recorrer à internet como ponto de encontro das suas necessidades. Desde os sites de emprego como as redes sociais, parece que a web se afirma como o ponto de excelência para quem procura uma nova oportunidade de carreira.

# Anúncios de Emprego - Os “classificados” de emprego são a forma mais utilizada pelas empresas para darem a conhecer as suas vagas em aberto. Sem dúvida que mais centrados no online, os anúncios são ainda o meio tradicional preferido para as empresas divulgarem as suas necessidades de recrutamento.  Procurar oportunidades adequadas ao seu perfil e ir respondendo a todos os anúncios, com um CV completo e uma Carta de Apresentação cuidada, é o passo mais certo para um novo emprego.

# Contactos pessoais - Por muito que custe acreditar, um grande número de  oportunidades de emprego não chegam sequer a ser divulgadas publicamente. Desta forma, amigos de longa data, familiares ou meros “conhecidos”, podem ser uma forma útil de se manter a par das movimentações e eventuais vagas que possam surgir no mercado.

# Headhunters -  Os “caçadores de talentos” sabem onde e como encontrar os profissionais mas qualificados para as empresas suas clientes. Sobretudo para os perfis de topo, com experiência considerável no mercado de trabalho, ser contactado por um headhunter é uma oportunidade única de se aproximar das melhores oportunidades de carreira, nas melhores empresas nacionais e internacionais.

# Feiras de Emprego - Apesar de serem mais populares entre o segmento mais jovem, universitário e recém licenciado, as Feiras têm a grande vantagem de aproximar e personalizar o contacto entre as duas partes do processo de recrutamento. Não podendo, na sua maioria, dar a solução imediata para quem está desempregado, a verdade é que, quando bem aproveitadas, podem ter um papel de relevância para o sucesso futuro a nível profissional.

# Universidades - Cada vez mais, o papel dos Gabinetes de Estágios e Saídas Profissionais nas Instituições de Ensino é fundamental no apoio aos recém licenciados ou estudantes em início da sua vida activa. Com maior ou menor eficácia, estes gabinetes garantem aos alunos uma aproximação às empresas e organizações, apoiando a sua entrada no mercado de trabalho. Por parte do candidato, apenas terá de se dirigir ao responsável deste departamento para esclarecer as suas dúvidas e ter o encaminhamento adequado ao seu caso.
Também nas universidades, os Gabinetes de Antigos Alunos também podem ser excelentes apoios para encontrar novas oportunidades de emprego.

# Candidaturas Espontâneas -  Muitas das grandes empresas apostam em procurar candidatos entre bases de dados de CVs próprias ou disponibilizadas por terceiros. Assim, a candidatura espontânea é a forma ideal de um candidato se dar a conhecer a uma empresa, fazendo a “auto-promoção” das suas capacidades pessoais e profissionais, de modo a despertar o interesse para um contacto pessoal.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego