Carreira e marca pessoal online


Desenvolvimento de Carreira

SAPO Emprego

Utilizar a web no desenvolvimento de carreira.

Gerir uma marca pessoal e uma identidade torna-se cada vez mais importante na
orientação do rumo que uma carreira deve tomar. Esta gestão exige também um
crescente esforço on-line, com desafios significativos,” considera Yves Turquin, Managing Director da Transitar Lda., Global Partner exclusivo da Lee Hecht Harrison em Portugal.
O recurso a web sites de redes sociais, como o LinkedIn, está a transformar-se num imperativo, à medida que cada vez mais empresas recorrem a estas novas ferramentas. A questão que se coloca agora é como é que o candidato pode utilizar essas ferramentas na sua progressão de carreira.

Como utilizar as ferramentas Web no desenvolvimento de uma carreira?
# Redes Sociais
LinkedIn, Facebook, Plaxo e MySpace são alguns dos exemplos de redes sociais populares a nível mundial. Permitem aos utilizadores publicar informação que pode ser visualizada por um vasto número de pessoas.
Dica: Definições de privacidade podem impedir que o público em geral, tal como um
potencial empregador, visualize as publicações do utilizador. Este deve ter a certeza que todo o texto e imagens estão consistentes com as suas aspirações de carreira e “ligar-se” a pessoas e grupos de interesse que o possam apoiar na construção da sua identidade online.

# Motores de Busca
SAPO, Google, Bing e Yahoo são alguns dos principais motores de busca utilizados em Portugal. São ferramentas importantes na pesquisa de informação interna e externa sobre a organização para a qual os profissionais irão trabalhar.
Dica: Pesquisar o seu próprio nome para perceber como está efectivamente a gerir a sua marca pessoal na Internet.

# Blogs e micro-blogs
O Twitter é um forte exemplo de uma ferramenta utilizada por micro-bloguers e que pode ser também visto como um site de redes sociais. Outro exemplo é o Technorati, a nível mundial, que agrega publicações de blogs do tipo “diário”.
Dica: Ler blogs, mas não escrever muito. Caso um candidato esteja à procura de emprego deve seguir blogs relacionados com as organizações-alvo.

# RSS – Really Simple Syndication
Os RSS Feeds são uma ferramenta que torna o processo de informação mais eficiente e reduz o tempo dispendido. Uma vez subscritos enviam automaticamente a informação mais recente publicada nesses websites.
Dica: Procurar pelo icon (normalmente cor de laranja) e utilizar o RSS para que o candidato se mantenha sempre actualizado sobre a empresa-alvo, os contactos da sua rede, as tendências de mercado e as ofertas de emprego relevantes.

Como manter uma imagem positiva on-line?
- Limpar informações não relevantes e negativas do perfil antes de começar a
procura de emprego
Os candidatos devem remover fotos, conteúdos e links que podem desfavorecer a
sua imagem aos olhos de uma potencial entidade patronal.
- Criar um grupo profissional em sites como o Facebook
Esta é uma excelente forma de criar relações com líderes, recrutadores e potenciais
referências.
- Manter as lamentações off-line
Os candidatos devem manter os conteúdos que publicam focados em temas
positivos, quer estejam relacionados com informação pessoal ou com informação
profissional. Devem também certificar-se que destacam feitos específicos dentro e
fora do trabalho.
- Seleccionar quem aceita como “amigo”
As pessoas não podem esquecer que outros podem ver quem são os seus amigos
quando pesquisam informação sobre si. Monitorizar comentários e considerar a
funcionalidade “bloquear comentários” pode ser fundamental.
- Caso esteja ainda empregado, não mencionar a sua procura de trabalho
Nos tweets ou nas actualizações de Facebook os profissionais não devem mencionar a sua procura de trabalho se ainda estiverem empregados, sob pena de virem a ser despedidos. Sem esquecer que o potencial empregador pode vir a questionar-se: “se um candidato está disponível para procurar um novo emprego durante o horário laboral, o que o irá impedir de fazer o mesmo na minha empresa?”


Sobre a Transitar, Lda
A Transitar, Lda oferece aos seus clientes serviços na área de transição de carreira, nomeadamente Outplacement, projectos de reestruturação de empresas, entre outros. Actualmente, possui escritórios em Lisboa, Vila Nova de Gaia e Ovar e Seixal. Para obter mais informações sobre a Transitar consulte, www.transitar.pt.

Sobre a Lee Hecht Harrison
Fundada em 1974, a Lee Hecht Harrison é a empresa líder de serviços globais de carreira, especializada em outplacement, gestão de carreiras, leadership development e coaching. .
A Lee Hecht Harrison é uma divisão da Adecco S.A., a maior empresa mundial de serviços de emprego, com mais de 6000 escritórios em 70 países.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego