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Quando 1+1 é igual a 3!

Cada vez mais o trabalho de grupo é valorizado e estimulado dentro das empresas, como forma de desenvolver a criatividade e produzir melhores resultados. Neste sentido, trabalhar bem em equipa é uma competência imprescindível nos dias que correm, devendo ser desenvolvida pelos trabalhadores, independentemente da sua área de actividade.
Confira as nossas dicas e mude as regras da matemática, aprendendo como 1+1 pode ser igual a 3, quando se trata de trabalhar em grupo.  
   
1. Seja paciente. Lembre-se que "cada cabeça sua sentença", e nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas. Desta forma, é importante que seja tolerante com o resto da equipa, respeitando todas as posições, mesmo quando totalmente opostas à sua. Procure expor os seus pontos de vista com moderação e ouvir o que os outros têm a dizer.

2. Valorize outras ideias  É importante saber reconhecer que a ideia de um colega pode ser melhor do que a nossa. Lembre-se que o que se pretende é que haja um trabalho em grupo, logo, quanto melhor trabalhar a equipa, mais valor terá cada elemento que a compõe. Afinal de contas, mais importante do que o nosso orgulho, é o objectivo comum que o grupo pretende alcançar.

3. Não personalize.  É inevitável que, por vezes, surjam conflitos e que alguns membros da equipa se relacionem melhor com outros. No entanto, é muito importante não deixar que isso interfira no trabalho. Avalie as ideias de cada pessoa, independentemente das suas relações pessoais de amizade. Saiba distinguir o que é profissional do que é pessoal.

4. Saiba dividir.  Ao trabalhar em grupo, é importante partilhar tarefas e responsabilidades. Não parta do princípio que é o único que pode e sabe desempenhar uma determinada tarefa. Compartir responsabilidades, experiências e informação é fundamental para o sucesso da equipa.

5. Trabalhe!  Uma equipa nasce da conjunção de esforços de vários elementos para uma finalidade comum e basta o empenho não ser o mesmo para desequilibrar o conjunto. Não aproveite o facto de estar integrado numa equipa para deixar que os outros trabalhem por si, dê o seu máximo e cumpra a sua parte, porque a avaliação de resultados será sempre feita em termos globais!

6. Seja participativo e solidário.  Procure dar o seu melhor e ajudar os seus colegas, sempre que seja necessário. Da mesma forma, não deverá sentir-se constrangido quando necessitar de pedir ajuda.

7. Dialogue. 
Ao sentir-se desconfortável com alguma situação, é importante que exponha o seu desagrado a toda a equipa. A transparência e honestidade, são alguns dos elementos fundamentais para uma equipa funcionar em sintonia e conseguirem-se soluções de compromisso, que sejam do agrado de todos.

8. Planeie.  Quando várias pessoas trabalham em conjunto, é natural que haja tendência para se dispersarem. O planeamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho de grupo seja eficiente e eficaz. É importante fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.

9. Evite cair no "pensamento de grupo" Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas e um grupo é muito coeso e homogéneo, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes. É importante que o grupo oiça opiniões externas e que aceite a ideia de que pode errar.

10. Aproveite!  Afinal o trabalho de grupo é uma excelente oportunidade de conviver mais de perto com os seus colegas e, quem sabe, poderem surgir grandes amizades!

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