Almoços de Negócios


Comportamento & Marketing Pessoal

SAPO Emprego

Regras de etiqueta.

A etiqueta tem muita importância na nossa vida profissional, e os almoços de negócios são um bom exemplo disso. Apesar da informalidade aparente, estes eventos são momentos fulcrais para a imagem da empresa e, muitas vezes, é do sucesso destes almoços que dependem excelentes negócios.
Siga os nossos conselhos, e verá que não tem motivos para perder o apetite quando lhe falarem num almoço de negócios.

# Tudo começa com a selecção do espaço.  Se lhe tiver cabido a si esta responsabilidade, evite escolhas muito extravagantes (ex. restaurantes de cozinha internacional), ou restaurantes muito movimentados e barulhentos (ex. cervejarias).

# Reserve a mesa com antecedência, para conseguir uma zona recatada e sem grandes distracções (evite as mesas junto à porta de entrada ou à  cozinha, por ex.).

# Chegue com alguma antecedência ao local do encontro, se por algum motivo se atrasar, contacte o restaurante para avisar os restantes convidados.

# Desligue o telemóvel.  É muito desagradável interromper o almoço para atender chamadas telefónicas.

# Para evitar situações constrangedoras, escolha pratos simples. Se tiver alguma dúvida, não hesite em informar-se.

# Não escolha pelos seus convidados. Poderá sugerir uma especialidade da casa, mas deixe o seu convidado à vontade para optar.

# A escolha do vinho deve caber a quem fez o convite, mas se não for especialista, tenha o cuidado de pedir uma sugestão. Havendo bebidas alcoólicas, seja moderado e não cometa excessos.

# Para quebrar o gelo inicial, comece por abordar assuntos banais. Evite, no entanto, conversas pessoais ou especificamente direccionadas para um dos presentes.

# Esteja atento ao que se passa na sua mesa. Não passe todo almoço distraído a tentar ouvir o que se passa à sua volta.

# Tenha sempre em mente os objectivos deste encontro, e não fuja de abordar o que estava planeado.

# Se vir no restaurante alguém conhecido, acene de longe. Evite abandonar a sua mesa nem os seus convidados. Se for alguém que de facto tem de comprimentar, aguarde pelo fim da refeição, no momento de saída do restaurante.

# Não prolongue demasiado o almoço.  Quando achar conveniente, coloque o guardanapo em cima da mesa ou peça mais um café para que se perceba que a “reunião” está a terminar.

# O anfitrião deve sempre pagar a conta. Por uma questão de delicadeza, procure fazê-lo longe “da vista” dos convidados.

# No final do almoço não se esqueça de agradecer o convite. Se for o anfitrião, agradeça a disponibilidade do seu convidado.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego