Líderes em destaque


Desenvolvimento de Carreira

SAPO Emprego

Os mandamentos da liderança.

Um bom líder constrói-se, desenvolve-se, faz-se... Naturalmente existem características inatas que potenciam a capacidade de vir a ser um bom líder mas, em termos gerais, todos temos capacidade para desenvolver as nossas caracteristicas de liderança e vir a ser, com maior ou menos destaque, bons líderes.
Fomos desobrir de que são feitos os grandes líderes e revelamos 12 mandamentos de uma boa liderança.

1. Um líder está sempre em evolução. Atento ao mundo exterior, os bons líderes são aqueles que, sabendo que o mundo está em constante mudança e evolução, vão mudando e evoluindo com ele.

2. Os bons líderes inspiram quem os rodeia. Uma boa capacidade de liderança traz consigo a capacidade de despertar nos outros a vontade de fazer sempre mais e melhor.

3. Um bom líder concentra-se nas forças e não nas fraquezas. Um líder de excelência sabe valorizar o melhor de cada um, apelando semore às principais competências, quer suas, como de toda a equipa com quem trabalha.

4. Um bom líder é modesto. A liderança não é sinónimo de egocentrismo e um grande líder não vive virado para o seu "umbigo".

5. O líder por excelência é proactivo e não reactivo. Impulsiona, age, cria e avança sem receios. É destemido, e prefere desbravar novos caminhos do que seguir as passadas que outros deram antes de si.

6. Um bom líder sabe auto-motivar-se. Conhecedor dos altos e baixos a que estamos sempre sujeitos, o bom líder é aquele que se mantém optimista e não vacila perante obstáculos.

7. Um líder de topo é eloquente. Sabe falar na altura certa e utilizar as palavras na medida e na forma mais acertada.

8. Um bom líder é um bom mentor. Na liderança, não teme a partilha da sua experiência e a transmissão de conhecimentos a todos os que o rodeiam.

9. Um bom líder não deixa nada ao acaso. A preparação e a antevisão dos problemas é o segredo duma liderança de sucesso.

10. Os bons líderes são trabalhadores. A ambição, a dedicação e o trabaho árduo vêm lado a lado nas competências de liderança. O líder de excelência sabe que quanto mais der de si, mais longe conseguirá ir.

11. Os grandes líderes gostam de metas. Estipular objectivos e trabalhar para os alcançar é uma das características mais evidentes em todos os líderes.

12. Um bom líder respeita e valoriza o contributo de todos. Consciente que o sucesso não se alcança na solidão, sabe que o trabalho equipa será indispensável para atingir os objectivos a que se propõe.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego