Pausas no trabalho


Ambiente de Trabalho

SAPO Emprego

Recuperar a concentração em 5 minutos.

Algumas pessoas gostam de trabalhar horas seguidas, totalmente focadas no que estão a fazer. No entanto, e sobretudo nas profissões mais sedentárias, é saudável dedicar algum tempo para conversar um pouco, tomar um café ou simplesmente desanuviar. As pausas regulares, ainda que curtas, são momentos essenciais para manter a sua produtividade e bom ambiente no trabalho. Damos-lhe algumas dicas, para aproveitar esses períodos da melhor forma:  

1. Conheça o seu próprio ritmo. Cada pessoa tem as suas necessidades e características. Perceba quanto tempo aguenta concentrado e quanto tempo costuma demorar a retomar a concentração depois de alguma interrupção. Estes factores são fundamentais para estabelecer um plano de pausas diárias.

2. Defina previamente os períodos de “relax”.  Conhecendo o seu próprio ritmo, poderá estabelecer quantos momentos de pausa necessita por dia. Não terá de seguir este plano à risca, mas sempre fica com um indicador das suas necessidades.

3. Esteja atento aos sinais de cansaço.  Os sintomas mais frequentes de cansaço são facilmente detectáveis. Dores de cabeça, de costas, olhos vermelhos, ou pescoço dorido, são um sinal claro que precisa de levantar-se da cadeira e espairecer uns minutos.

4. Pausas não são "folgas"!  5 ou 10 minutos são mais do que suficientes para descansar a cabeça, não se "estique" demasiado para além destes períodos. Lembre-se que, preferencialmente, as pausas devem ser curtas e cumpra os horários que auto-definir para o seu dia.

5. Limite as distracções fora das pausas. Tente explicar aos seus colegas que durante determinado período não pretende ser interrompido. Se necessitarem de conversar podemo fazer mais tarde, durante um café.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego