O que a sua secretária diz sobre si.


Ambiente de Trabalho

SAPO Emprego

Ajudamo-lo a desvendar o que a sua secretária pode revelar sobre o seu perfil profissional.

Se a sua secretária falasse, o que diria sobre si?
Mesmo sem falar, a sua área de trabalho revela muito sobre si: seja a partir do tipo de objectos que contém, seja pela forma como está organizada.

Organização

O organizado -  Uma pessoa muito organizada tem o seu espaço de trabalho ordenado e limpo. Uma lista visível de “coisas para fazer”, uma agenda e o Outlook sempre actualizado com tarefas para o dia, semana ou mês. São fatores que denunciam um trabalhador metódico e cumpridor. O seu sistema de organização permite a qualquer pessoa chegar facilmente a um papel ou a um ficheiro de que necessite: tem tudo organizado por projectos, assuntos e ordem alfabética.

O introvertido - Uma secretária praticamente vazia com pouco mais daquilo que é estritamente necessário a actividade diária é normalmente o que caracteriza o espaço de trabalho de um profissional introvertido. Por norma, têm o mínimo de coisas visíveis em cima da secretária e o que tem, está cuidadosamente arrumado.

O controlador - Gosta de manter tudo impecável, sem falhas. A sua constante necessidade de controlo faz com que frequentemente arrume e organize tudo o que está à sua volta, mantendo o espaço desimpedido e meticulosamente organizado.

O 100% desorganizado -Parece que um vendaval passou pela sua secretária. Pilhas e pilhas de papéis acumulam-se com os mais variados tipos de objectos e, nesta total desordem, papéis antigos acabam por misturar-se com documentos importantes sendo muito difícil encontrar qualquer coisa.  Normalmente os genuínos desorganizados são pessoas criativas e impulsivas.

O falso desorganizado - Vive num sistema de caos organizado, no qual consegue manter uma ordem muito própria mas que funciona para si. Apesar de ser impossível para terceiros encontrar alguma ordem na disposição das suas coisas, a verdade é que consegue sempre saber onde tem tudo do que precisa.

O equilibrado - O meio termo: é a pessoa que é capaz de manter as suas coisas minimamente organizadas e o seu espaço arrumado, sem obsessões excessivas com a limpeza e a ordem. Uma secretária organizada transmite uma boa impressão ao mesmo tempo que reflecte uma posição de controlo.


Tipo de objectos

O profissional - Uma pessoa que tem pouco mais do que uma caneca ou uma moldura sobre a sua secretária, sabe fazer o balanço entre as áreas pessoal e  profissional da sua vida, sem ser demasiado rígida. Algum toque pessoal transmite uma sensação de conforto no local de trabalho e a dose certa de auto-confiança.

O rígido Tem o seu espaço de trabalho totalmente desprovido de qualquer elemento pessoal. Para ele, trabalho é trabalho e a vida pessoal só faz sentido num terreno que não aquele. Poderá, no máximo, guardar algum prémio de desempenho ou diplomas, o que acaba por transmitir a imagem de uma pessoa fria ou pouco à vontade no seu ambiente de trabalho.

O “caseiro” É aquele tipo de pessoa para quem a secretária é como “a sua segunda casa” e que ostentam no seu espaço de trabalho as mais variadas recordações, objectos pessoais, fotos, posters, postais, plantas... Estas secretárias acabam por espelhar perfeitamente a personalidade dos seus donos e este ambiente muito personalizado indica que a pessoa está bastante confortável naquele espaço.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego