Regras da e-candidatura


CV & Candidaturas

SAPO Emprego

Conselhos para as suas candidaturas online.

Todos sabemos as vantagens do recrutamento online: mais célere, mais prático, mais seguro... Mas, com regras tão diferentes das que pautam a utilização dos modelos tradicionais, nem todos se sentem confortáveis a utilizar este meio e nem sempre sabemos quais as melhores opções a seguir. Na verdade, basta um passo mal dado para que o processo não seja bem sucedido e, quando se trata de encontrar um emprego, há riscos que não queremos correr!
Siga os nossos conselhos para as suas candidaturas online.

 A fazer:
# Apresente as suas competências mais relevantes e siga sempre uma ordem cronológica do mais recente para o mais antigo.
# Use palavras chave que demonstrem claramente que se adequa ao perfil exigido para a função;
# Mantenha o seu texto curto, claro e conciso - ninguém tem tempo nem paciência para ler parágrafos extensos e esta é apenas uma apresentação inicial.
# Nunca se esqueça de um contacto de email, para o caso da entidade recrutadora estar interessada no seu perfil;
# Opte por um formato simples, de preferência apenas texto - nada de letras coloridas, fontes originais ou imagens - porque o segredo está mesmo em utilizar as palavras certas;
# Aproveite as ferramentas de gestão de carreira do seu portal de recrutamento. O SapoEmprego tem ao seu dispor uma série de formas de facilitar o envio e a ordenação das suas candidaturas e respostas a anúncios:
# Guarde uma cópia de todos os documentos que enviou porque poderão ser úteis durante uma entrevista;
# Se ainda não tem correio electrónico, crie uma conta de e-mail. Existem muitos serviços gratuitos de fácil utilização.Tenha especial cuidado no tipo de email que cria já que será utilizado para fins profissionais.

A evitar:
# Enviar o seu e-mail para mais do que um destinatário. Todos saberão para onde enviou e tal reflectirá uma atitude muito pouco profissional. Faça uma aproximação personalizada para cada empresa ou função.
# Utilizar a última verão do Word. Apesar de poder ser esteticamente mais apelativo, deve ter em conta que o seu curriculum precisa de ser "importado" para diferentes tipos de software. Será mais aconselhado formatar o seu CV em texto simples (formato .txt) de forma a ser facilmente lido em qualquer computador.
# Candidatar-se a uma vaga online sem referir o seu endereço de
e-mail ou não faze-lo correctamente.
# Colocar o seu e-mail profissional no seu CV ou enviar a candidatura através da sua conta da empresa actual.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego