Emergência no Local de Trabalho


Ambiente de Trabalho

SAPO Emprego

Preparação é a chave!

Se fosse confrontado com uma situação de emergência no local de trabalho saberia o que fazer? Apesar de esperarmos não ter de passar por este tipo de situação, é importante ter conhecimento dos melhores comportamentos a adoptar, de forma a evitar maiores danos. Afinal, a preparação é a chave!

Incêndio ou explosão
Se ouvir um alarme de incêndio procure sair imediatamente do edifício. Se for a primeira pessoa a detectar o incêndio e o alarme não tiver sido accionado, ligue imediatamente para os Bombeiros e alerte as pessoas que estão à sua volta.
- Muitas empresas têm um plano de emergência desenhado. Procure conhecer o plano e a melhor forma para abandonar o edíficio de forma segura.
- Se estiver numa sala fechada, não abra a porta se vir fumo por baixo ou se a porta estiver quente. Se nada disto se verificar, abra cuidadosamente a porta e faça o caminho de emergência.
- É importante que tente manter-se o mais baixo possível, agachando-se ou até rastejando, para que  não seja tão afectado pelo fumo.
- Nunca utilize os elevadores.
- É muito importante que não volte atrás.

Sismo
Durante um sismo, a sua principal preocupação deve ser manter-se calmo e seguro.
- Evite ficar próximo de vidros, espelhos e móveis ou candeeiros que possam cair.
- Procure abrigar-se por baixo da sua secretária (ou de uma superfície estável) e agarrar-se bem. É possível que a secretária se mexa, se isto acontecer acompanhe o movimento.
- Se não estiver próximo da secretária procure abrigo debaixo do vão de uma porta interior ou nos cantos da sala.
- Não acenda fósforos, velas ou isqueiros.
- Não saia para o exterior, até que os abalos parem ou até que receba instruções nesse sentido.
- Nunca use os elevadores.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego