Conquiste o seu Chefe


Comportamento & Marketing Pessoal

SAPO Emprego

Dicas para uma relação tranquila.

Seja para conseguir uma promoção, ficar com melhores projetos ou apenas para conseguir manter o seu emprego, uma boa relação com a chefia é um elemento fundamental que importa fomentar e preservar. E, ao contrário da imagem tradicional a que nos habituámos, nem todos os chefes se contentam com a bajulação ou a veneração dos seus colaboradores. O importante é saber construir uma relação profissional sólida e tranquila, baseada no respeito e apoio mútuo.

Não garantimos que o seu chefe se torne no seu melhor amigo, mas verá que a sua imagem profissional irá ganhar um novo brilho aos olhos de quem manda...


1. Apresente soluções, não problemas. Dedique pelo menos dez minutos a refletir sobre a questão e possíveis soluções, antes de se dirigir ao seu chefe com um problema. Não só facilitará a resolução rápida da situação, como irá certamente causar uma boa impressão.

 

2. Não perca muito tempo a tentar justificar-se.  A melhor forma de enfrentar os seus erros é assumi-los com total frontalidade. Em vez de perder-se entre desculpas e justificações, demonstre que é capaz de aprender com o que correu mal e fazer um melhor trabalho da próxima vez.


3. Nunca perca a calma.   Fuja à tentação de responder de “cabeça quente” a um email menos simpático de um cliente, colega ou mesmo da sua chefia. Espere pelo menos meia hora até elaborar a sua resposta, e nunca envie sem reler quando se sentir mais calmo. Desta forma, conseguirá dar uma resposta mais objetiva, completa e profissional, e a sua diplomacia será apreciada.

 

4. Não faça perguntas desnecessárias.   Muitas vezes, fazemos perguntas para as quais sabemos de antemão as respostas, só para darmos sinal que estamos ali. Mas ao invés de mostrar trabalho, estas abordagens demonstram falta de confiança e autonomia que podem ser falhas graves ao nível profissional.  Não desperdice o seu tempo nem o do seu chefe, com questões que podem, e devem!, ser resolvidas por si.


5. Seja proactivo. Certamente se apercebe da quantidade de ideias que são sugeridas por si e pelos seus colegas durante as reuniões de equipa, só para causar boa impressão. Saiba ir um pouco mais longe, fazendo sair algumas boas ideias do papel e começando a transforma-las em projetos concretos. As ideias inovadoras serão muito mais apreciadas quando aliadas ao poder de concretização.


6. Ponha de lado as queixas e lamúrias. Se é daquelas pessoas que reclama constantemente de tudo e de todos, está na hora de mudar de atitude! Claro que pode, em determinados momentos, manifestar a sua insatisfação. Mas quando deixamos que a lamentação se torne num hábito, certamente que as suas preocupações nunca serão ouvidas ou tidas em consideração.


7. Colabore. Nada é mais desmotivador do que ouvir “essas não são as minhas funções” quando é solicitada a sua colaboração. O segredo de trabalhar em equipa passa também por dar o seu máximo em prol do grupo, mesmo quando implique aceitar desempenhar alguma tarefa que não cabe no seu habitual leque de responsabilidades.


8. Procure ouvir e dar opiniões. Todos gostamos de ver o nosso trabalho reconhecido, mas nem sempre nos lembramos de dar feedback do trabalho dos outros. Uma boa comunicação entre cada nível hierárquico é uma excelente forma de estimular relações produtivas e reforçar os laços entre todos os elementos da organização.

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS