Rejeição da candidatura


Procura de Emprego

SAPO Emprego

Não passar no processo selectivo.

A rejeição é uma realidade sempre difícil de aceitar, sobretudo quando foram elevadas as expectativas para uma eventual mudança de carreira. Para um candidato, a dúvida sobre os motivos que o levaram a não ser seleccionado para a função que ambicionava ou a ausência total de qualquer resposta por parte do seleccionador, é uma “angústia” difícil de ultrapassar.

Damos-lhe algumas dicas para lidar melhor com esse momento.

No caso de não ter recebido qualquer resposta à sua candidatura, saiba que...

# Quando responde a um anúncio através do Sapo Emprego, a sua candidatura é directamente enviada para a empresa anunciante. Pode certificar-se que o processo foi bem sucedido, através da recepção do e-mail automático de confirmação da candidatura.

#  Apesar de encorajadas a responder a todos os candidatos, muitas vezes as empresas limitam-se a contactar os candidatos seleccionados. Neste caso, cabe aos candidatos assumir um papel mais activo, tentando fazer um “follow-up” do estado da sua candidatura, através de um telefonema ou mesmo de um e-mail para a empresa anunciante.

Caso tenha sido reprovado no processo de recrutamento... 

# Reveja o seu Currículo. Muitas vezes os candidatos negligenciam aspectos básicos das suas candidaturas, nomeadamente ao nível do CV. Não são raras as vezes que chegam às mãos das empresas candidaturas em que é nítida a falta de informação constante no currículo.

# Certifique-se que fornece os contactos correctos na sua candidatura e formas alternativas de ser contactado. Lembre-se que é do seu interesse que a empresa o possa contactar de imediato, e dificilmente conseguirá confirmar se os dados que forneceu estão ou não correctos.

#  Não desanime. São raras as pessoas que conseguem um emprego à primeira tentativa. Apesar de a rejeição não fazer parte dos planos de nenhum candidato, é importante tentar retirar de cada experiência uma lição para futuros processos.

# Procure analisar o seu comportamento, e tente perceber se houve alguma falha que possa ser evitada no futuro.

#  É importante “saber perder” e manter as portas abertas para o futuro. Envie uma carta agradecendo o facto de ter feito parte do processo de selecção.

# Procure saber o que conduziu à reprovação, mas sem “cobranças”. Não é fácil obter este tipo de informação e, se a empresa se mostra disponível, aproveite ao máximo esta oportunidade.

#  Retome a procura activa de emprego! Tal como encontrou esta oportunidade, haverão muitas outras à sua espera, basta alguma persistência e manter-se atento ao mercado.

# Se tiver estabelecido uma boa relação com o recrutador, demonstre disponibilidade para futuras oportunidades. Noutro momento, e face a outros candidatos, a sua candidatura poderá ser avaliada de forma mais positiva.

 

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego