A Gripe A no local de trabalho


Ambiente de Trabalho

SAPO Emprego

Como se proteger contra a gripe.

No âmbito do actual panorama de saúde, com a nova estirpe de vírus da Gripe A a causar alguma preocupação e reservas quanto a um eventual cenário de pandemia,  é fundamental que, empresas e trabalhadores estejam conscientes e alerta para as providências necessárias para minimizar impactos críticos da disseminação deste vírus. Neste sentido,  reunimos alguma informação relevante para ajudar a proteger o seu local de trabalho contra a gripe A.

O que é o vírus da Gripe A?
O novo vírus da Gripe A(H1N1), que apareceu recentemente, é um novo subtipo de vírus da Gripe, que afecta os seres humanos. Este novo subtipo contém genes das variantes humana, aviária e suína do vírus da Gripe e apresenta uma combinação nunca antes observada em todo o Mundo.

Quais os sintomas da doença pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)?
Os sintomas de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v nos seres humanos são normalmente semelhantes aos provocados pela Gripe Sazonal:
- Febre
- Sintomas respiratórios (tosse, nariz entupido)
- Dor de garganta
Possibilidade de ocorrência de outros sintomas:
- Dores corporais ou musculares
- Dor de cabeça
- Arrepios
- Fadiga
- Vómitos ou diarreia [embora não sendo típicos na Gripe sazonal, têm sido verificados em alguns dos casos recentes de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)
Em alguns casos, podem surgir complicações graves em pessoas saudáveis que tenham contraído a infecção.

Como posso proteger o meu local de trabalho da Gripe A?
Existem uma série de cuidados que se devem ter para impedir a disseminação do vírus, atitudes que devem ser particularmente tidas em conta dentro dos espaços de trabalho.
Ao providenciar espaços higienizados (espaços de trabalho, espaços públicos e instalações sanitárias) as organizações podem ajudar na redução do risco de transmissão da gripe e outras doenças.

Como se transmite este virus?
O modo de transmissão do novo vírus da Gripe A(H1N1)v é idêntico ao da Gripe Sazonal. O vírus transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas libertadas quando uma pessoa fala, tosse ou espirra. O contágio pode também verificar-se indirectamente quando há contacto com gotículas ou outras secreções do nariz e da garganta de uma pessoa infectada - por exemplo, através do contacto com maçanetas das portas, superfícies de utilização pública, etc..

Como evitar a transmissão?
Os estudos demonstram que o vírus da gripe pode sobreviver durante várias horas nas superfícies e, por isso, é importante mantê-las limpas, utilizando os produtos domésticos habituais de limpeza e desinfecção;
- Tenha particular cuidado com todos os materiais e equipamentos de trabalho sujeitos a contacto manual (ex.: telefones, teclados do computador, auriculares, ratos...);
- Deixe o local de trabalho arrumado de forma a que facilmente possa ser limpo e desinfectado;
- Sempre que possível, faça algum arejamento ao seu espaço de trabalho (abrir janelas/portas);
- Lavar as mãos com regularidade, utilizando água e sabão, ou, se não tiver alternativa,  recorrendo a toalhetes de limpeza;
- Evitar espaços muito fechados e com muita gente (ex.: pequenos refeitórios, espaços de refeição muito concorridos e com pouco arejamento);
- Evitar tocar com as mãos nos olhos, nariz e boca por são acessos de fácil contágio;

Em caso de sintomas de gripe:
Contacte a linha Saúde 24 (808 24 24 24)
Comunique de imediato ao seu superior hierárquico;
Mantenha uma distância de segurança (superior a um metro) de outras pessoas;
Não se mantenha nas instalações da empresa. Se possível, fique num local isolado até poder abandonar o trabalho;

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego