CV multilingue


CV & Candidaturas

SAPO Emprego

A importância das línguas estrangeiras.

Seja por necessidades profissionais ou mero interesse pessoal, existem inúmeras boas razões para aprender uma língua estrangeira. A nível profissional, são cada vez mais as empresas que investem na formação dos seus colaboradores e que procuram pessoas com competências linguísticas diversificadas.
Desta forma, não temos dúvidas em afirmar que a aprendizagem de línguas estrangeiras  pode contribuir muito positivamente para melhorar as suas perspectivas de carreira…

As vantagens
# Aprender uma língua estrangeira pode aumentar a sua auto-confiança e ajudá-lo a expressar-se mais claramente na sua própria língua.  Um profissional com bons conhecimentos de línguas será, muito provavelmente, um profissional com boas capacidades de comunicação.

# Falar outras línguas ajuda-o a entender a cultura e a postura de vida de outros povos aumentando a facilidade de integração em ambientes organizacionais multiculturais e o relacionamento interpessoal dentro e fora da empresa.

# Um trabalhador multilingue terá, à partida, uma acentuada vantagem no acesso à informação e conhecimento sobre uma série de temáticas relevantes, inclusivamente questões relacionadas com a sua área de actuação.
 

Algumas dicas
# Inclua apenas no seu CV as línguas estrangeiras que, de facto, domina e, para além de qualificar (muito bom, bom ou médio), especifique também o nível de conhecimento que tem (oral e/ou escrito);

# Independentemente do seu nível de conhecimento, um certificado oficial é sempre uma útil ferramenta para o mercado de trabalho. Procure saber que entidades oferecem certificados oficiais nas línguas que domina e de que forma poderá candidatar-se a exame. Algumas instituições disponibilizam inclusivamente mini-cursos de preparação para estes exames.

# Viagens, estudos no estrangeiro, todas as experiências relevantes fora do país podem ser referidas no seu CV ou durante uma entrevista para ilustrar que o seu conhecimento vai para além do habitual “saber académico”.

# Caso tenha uma língua estrangeira destacada no seu CV prepare-se para que, numa entrevista de emprego, seja confrontado com a possibilidade de parte da entrevista ser conduzida nesse idioma, sobretudo se for um requisito essencial para a função.

# Quem domina já uma língua estrangeira tem tendencialmente maior facilidade em aprender novas línguas. Multiplique as suas possibilidades aumentando o leque de idiomas que compõem o seu CV.

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS