Dicas para um Freelancer


Criação do Próprio Emprego

SAPO Emprego

Orientações para não "perder o norte".

A desorganização é o erro mais fatal para um freelancer quando inicia a sua actividade. Apesar da autonomia e liberdade associada ao trabalho por conta própria, é essencial manter-se orientado e focado nos objectivos que traçou para o seu negócio. Seleccionámos seis regras fundamentais para nunca “perder o norte”.

# Definir um horário de trabalho. Apesar do freelancer ter maior flexibilidade em determinar os seus horários, procure definir o número médio de horas de trabalho por dia. Faça coincidir o seu horário de trabalho com as horas em que se sente mais produtivo.

# Honrar os compromissos assumidos. Cumprir prazos e orçamentos são elementos chave para fidelizar e atrair novos clientes.

# Não descurar a qualidade do trabalho. A qualidade do seu trabalho é o maior capital do seu negócio, e pode ser a melhor publicidade para quem não dispõe de muitos recursos. É fundamental nunca perder o grau de exigência em relação ao trabalho propriamente dito.

# Apostar numa rede de contactos. Quando um cliente se mostrar satisfeito com os seus serviços, aproveite para pedir que os recomende a outras pessoas.

# Concentrar-se. Se o seu local de trabalho é a sua própria casa, não admita interrupções. Faça os seus familiares, especialmente crianças, compreenderem quando está a trabalhar, e que nessas alturas não deve se interrompido.

# Não negligenciar a vida pessoal. Apesar de exigir dedicação e empenho, o trabalho em freelancing não deve ser transformado num trabalho de 24 horas por dia e 7 dias por semana. Saiba distinguir os seus tempos de trabalho e lazer.

 

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego