Os alicerces do sucesso


Criação do Próprio Emprego

SAPO Emprego

Como estabelecer-se num mercado competitivo e instável.

Por melhores que sejam as qualidades e competências do empreendedor, uma ideia só conduzirá a um negócio de sucesso, se for bem estruturada e satisfizer da melhor forma as necessidades para as quais já existe oferta de produtos ou de serviços. Assim, sendo a motivação um ingrediente básico para o negócio por conta própria, existem inúmeros factores que têm de ser tidos em conta para que consiga estabelecer-se num mercado competitivo e instável. Damos-lhe algumas dicas, para orientar o seu negócio para o sucesso. 
 
# Defina bem o produto/serviço que tem para oferecer e recolha informações sobre o sector em que se enquadra. Planeamento e conhecimento do mercado são essenciais para lançar a sua actividade.

# Informe-se das imposições legais relativas a este tipo de trabalho sobretudo, no que diz respeito à actividade em que está a pensar lançar-se (licenças necessárias, obrigações fiscais,...).

# Analise as suas necessidade de investimento. Há negócios cujo valor de arranque é muito baixo, e outros que necessitam de um “empurrão” maior. Se o seu é o segundo caso, avalie as hipóteses existentes para conseguir o capital necessário: créditos bancários e incentivos à criação de auto-emprego, por exemplo.

#  Não considere a hipótese de deixar o seu trabalho a tempo inteiro a não ser que tenha uma poupança ou rendimento alternativo que assegure a sua subsistência durante um período alargado. Se o negócio começar a tornar-se mais sólido, pense na possibilidade de um emprego em part-time, para um transição mais “suave”.

# Estabeleça um modelo de pricing. É importante que defina, à partida, os valores que vai cobrar pelos seus serviços ou produto, e decidir se pretende ser pago à hora, mensalmente, ou por projecto.

# Defina previamente a percentagem dos lucros que vai usufruir como retribuição e a percentagem que vai investir em melhorias no seu negócio, ou aplicar para construir um fundo de poupança.

# Se a sua área o justificar, crie um portfolio dos seus trabalhos/serviços. Esta é a melhor forma dos clientes ficarem a conhecer as suas aptidões e o trabalho que já desenvolveu.

# Desenvolva uma proposta-tipo. Quando um potencial cliente se mostrar interessado nos seus serviços deverá apresentar rapidamente uma proposta de serviços que esteja de acordo com os objectivos do cliente.

# Crie um modelo de contrato. Se possível solicite a ajuda de alguém com conhecimentos jurídicos. Desta forma, assegura que os seus clientes sabem exactamente o que esperar dos seus serviços, garantindo, por outro lado, que os seus direitos ficam também salvaguardados.

# Anuncie na Internet. A Internet é um veículo democrático que chega a um grande universo de utilizadores. Para além disso, os valores em causa são, geralmente, muito acessíveis e competitivos em relação aos meios tradicionais.

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