Ajustar os objetivos à realidade


Painel de Especialistas

SAPO Emprego

O mercado de trabalho alterou-se radicalmente nos últimos anos e os profissionais devem acompanhar essa mudança, ajustando os seus objetivos à realidade.

No contexto da atual economia, acredito que as características-chave para ser bem sucedido são a flexibilidade e resiliência. É fundamental fomentar a criatividade e resistência à frustração, assumindo que as regras do jogo já não são as mesmas.

Poderá ser importante ceder em alguns aspetos para permanecer ativo pois, no futuro, um CV rico será fundamental como fator diferenciador. Os candidatos devem estar dispostos a aceitar desafios que lhes permitam desenvolver as suas competências e networking, independentemente do formato de contratação. Projetos em Interim Management ou Trabalho Temporário que representem experiências enriquecedoras deverão ser considerados. Por outro lado, poderá ser necessário ceder até certo ponto no package salarial, para conseguir desempenhar funções aliciantes.

Ao nível da formação, há que encontrar o equilíbrio entre vocação e empregabilidade. Os profissionais devem reciclar o seu conhecimento, através de formações ou mestrados em áreas que complementem a sua experiência e que tenham real aplicação no mercado de trabalho.
Importa também destacar a importância dos cursos de línguas. Cada vez mais, as empresas desenvolvem projetos internacionais, onde o conhecimento de um ou mais idiomas estrangeiros é requerido. Para além das línguas mais comuns, poderá ser interessante estudas idiomas de algumas economias emergentes.
2012 vai ser um ano de desafios para empresas e profissionais. Num período menos positivo, importa não baixar os braços para que consigamos emergir da crise mais fortes, confiantes e competitivos.

Álvaro Fernández
Managing Director
Michael Page International

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego