Aceitar um novo Emprego


Procura de Emprego

SAPO Emprego

Questões relevantes para a decisão final.

Agora que recebeu uma proposta de emprego, será que se deve apressar a dar uma resposta positiva? A tentação de dar uma resposta imediata pode ser grande, especialmente quando a procura de emprego dura há já algum tempo. No entanto, é importante negociar algum tempo de reflexão, para ponderar uma série de questões relevantes para decisão final.
Confira tudo o que deverá ter em consideração antes de aceitar uma proposta de emprego.

# Muitas empresas já oferecem uma proposta de emprego por escrito que estabelece os termos mais importantes do contrato e as obrigações da empresa. Analise-a com atenção.
# Tente comparar as características daquele que consideraria o emprego ideal com a oferta que tem em mãos. 
# Certifique-se de que conhece aquelas que vão ser as suas principais funções. A empresa tem os recursos necessários para que as possa desempenhar da melhor forma?
# Pondere as expectativas que foram criadas: o que a empresa espera de si é passível de ser alcançado? As expectativas são razoáveis? 
# Se continua com dúvidas em relação à empresa, procure investigar mais. Referências na Internet, o que dizem os indicadores sobre a “saúde financeira” da empresa, são questões importantes a ponderar. 
# O salário que lhe foi oferecido é justo? Está certo de qual será o valor final salarial? É mais fácil negociar este tipo de questão antes de entrar para a empresa do que quando já lá está.
# Existe algum aspecto que ainda não sente estar bem definido? Tem dúvidas relativamente a algumas partes do seu contrato? Certifique-se que esclarece tudo antes de dar o seu aval. 
# Que tipo de compromisso envolve este novo emprego a nível de tempo de deslocação, horários de trabalho e eventuais deslocações? Está disposto a lidar com estas condições?
# Qual vai ser o impacto deste novo emprego na sua vida pessoal?
# Já conheceu o seu futuro chefe? Vai ser fácil lidar com ele? A forma de estar do seu novo chefe vai “encaixar” com a sua forma de trabalhar?
# Quer mesmo deixar o seu actual emprego? Se tem a certeza de que é isso que quer, será que o quer trocar pelo emprego que lhe estão a oferecer?
# O que achou das pessoas com quem teve contacto? Vê-se a trabalhar com elas? De que forma observou o relacionamento entre as pessoas? Pareciam próximas umas das outras ou existia uma grande formalidade? Sentir-se-á bem neste tipo de ambiente?
# Se tem dúvidas coloque mais questões. É importante que tudo o que suscita alguma dúvida fique bem esclarecido, antes de tomar uma decisão.
# Ouça o conselho da família e amigos.
# Não ignore o seu instinto. Se no fundo sente que aquele não é o emprego que procura, talvez não o deva aceitar.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego