De hobby a negócio


Criação do Próprio Emprego

SAPO Emprego

Fazer de um passatempo uma fonte de rendimento.

Ter um trabalho que nos traga realização pessoal e, simultaneamente, nos permita garantir o rendimento necessário é, de facto, um sonho para muitos. As estatísticas demonstram que, pelo menos 8 em cada 10 trabalhadores, não são felizes no seu trabalho e se acomodam à ideia de que não têm melhor alternativa. No entanto, por vezes, basta apenas um pouco de dedicação, para que aquilo que até aí não era mais que um passatempo ou um luxo dos tempos livres, se transforme num emprego a tempo inteiro.
Damos-lhe algumas dicas para, com um pouco de criatividade, encontrar a forma de lucrar com a sua actividade preferida: 
 
# Artes & Ofícios.  Se tem jeito para fazer algum tipo de trabalhos manuais (bijutarias, bordados, pinturas, carpintaria,...), porque não começar a vendê-los? Pode não ganhar uma fortuna, mas pode ganhar o suficiente para fazer alguma diferença no final do mês.

# Fotografia.  Se a sua paixão é atrás da objectiva, e não resiste a ser o fotógrafo de serviço em todos os eventos familiares e de amigos, que tal lançar-se no mercado numa forma profissional? Mesmo com recursos "caseiros", poderá montar uma estrutura para levar a sério o seu hobby e ter um negócio de sucesso!

# Ensino & Formação.  Vender um produto não é a única forma de ganhar dinheiro com o seu passatempo. Se é um entendido em determinada área, porque não se dedica a ensiná-lo aos outros? Explicações, aulas de música, ensino de línguas, lições de bordados ou mesmo sobre o processo de fabrico de um determinado produto (por. ex. velas decorativas,...), são sempre uma boa solução. “Recrute” alunos entre colegas, vizinhos e amigos.

# Prestação de Serviços. Uma antiga e eficaz forma de conseguir algum dinheiro extra! Se tem bons conhecimentos de electricidade pode, por exemplo, dedicar-se à reparação de material eléctrico. Pode também dedicar-se ao conserto de outro tipo de objectos, como brinquedos, bijutarias, entre outros...

# Moda & Costura. Se sempre teve uma queda especial para a costura, porque não dedicar algum do seu tempo livre aos arranjos de roupa? Este tipo de actividade é cada vez mais procurada e não existe muito espaço nem aquisição de material especial para a sua realização.

# Artes Culinárias. Os seus “petiscos” sempre fizeram sucesso entre amigos e familiares? Porque não fazer uma parceria com cafés ou restaurantes que existam perto da sua casa, e fornecer-lhes bolos, salgadinhos, tartes doces e salgadas, compotas caseiras? Pode também optar por venda directa a clientes, investindo em alguma comunicação, e verá que os resultados serão muito satisfatórios!

# Assistência Pessoal. Na vida agitada dos nossos dias, a área dos cuidados é muito requisitada. Se gosta particularmente do contacto com os outros, e tem alguma formação na área, ofereça-se junto de pessoas conhecidas para tomar conta de bebés ou fazer companhia a idosos.

# “Pet-sitting”. Cada vez mais em voga, tomar conta de animais de estimação pode ser uma excelente solução para quem gosta de cães, gatos e outros bichos. Entre os passeios diários, as férias, ou mesmo a higiene e cuidados de beleza, existem inúmeras potencialidades para este negócio ser um sucesso.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego