Ninguém tem dúvidas de que o mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos – o trabalho remoto, as videoconferências e o boom das empresas de tecnologia são alguns exemplos dessa transformação.

Mas com tantas mudanças, como preparar seu currículo ?

Neste artigo vamos trazer algumas ideias destacando 4 tendências de currículo, para que esteja preparado para o seu próximo desafio no mercado de trabalho.

 Confira 4 tendências de currículo

1. Tópicos, listas e muita objetividade

Já deve ter percebido que os currículos longos e cheios de texto ficaram para trás. Os CVs modernos estão mais curtos e objetivos, sem explicações extensas, informações óbvias ou pouco relevantes para os recrutadores.

Da mesma forma, é importante evitar os currículos muito genéricos. Uma das tendências de currículo  é justamente o currículo muito específico para o segmento, que mostre por que você é o melhor candidato para a vaga e por que o recrutador deveria convidá-lo para uma entrevista.

Uma dica para ter um CV objetivo é descrever as suas qualificações, experiências e competências em tópicos ou listas, em vez de texto corrido, priorizando o que realmente importa para o recrutador.

2. Palavras-chave de acordo com a oferta

O uso de palavras-chave relacionadas com a oferta favorece a leitura dinâmica no seu currículo – algo extremamente relevante se pensarmos que os recrutadores passam menos de dez segundos na primeira leitura de um CV.

E a tendência vai além. Utilizar palavras-chave do seu segmento e específicos da oferta é fundamental para que o seu currículo seja visto pelos recrutadores que usam algoritmos e sistemas com inteligência artificial para uma primeira seleção.

Se vai enviar o seu currículo para uma vaga de “Gestão de Projetos”, por exemplo, deve garantir que o CV inclui este termo principal e as suas variações. Se escrever simplesmente “geri projetos por 10 anos na empresa X”, os algoritmos podem não captar o seu currículo simplesmente por não encontrar a palavra-chave principal.

3. Menos diplomas, mais conquistas e realizações

Ainda que os currículos sejam atualmente menores e mais objetivos, não faz sentido restringir-se apenas aos seus diplomas e experiências profissionais. Afinal, assim como você, quase todos os outros candidatos também apresentam cursos e experiências relevantes no CV.

Neste sentido, as suas conquistas e realizações estarão entre os seus principais fatores diferenciadores.

Superou uma meta ousada por anos seguidos? Foi reconhecido por um prémio relevante na sua área? Teve uma ideia inovadora que transformou um processo importante na empresa? Então não deixe de mencionar essas conquistas no seu currículo.

Se puder incluir números, melhor ainda. Concentre as suas realizações de acordo com a vaga a que se vai candidatar. Pense no que o recrutador procura no profissional para executar o trabalho e mostre que está preparado para isso.

4. Currículo personalizado, moderno e criativo  

Teria vontade de ler um currículo formatado no Word com cara dos anos 90? Pois o seu recrutador também não.

Por isso, procure um layout moderno e criativo para o seu currículo. O ideal é que o CV transmita sua personalidade e o coloque numa posição de destaque, despertando o interesse do recrutador para agendar uma entrevista consigo.

Verifique atentamente a formatação, as cores, o design e a disposição do conteúdo de acordo com o que mais quer destacar no seu currículo.

Lembre-se também que o recrutador poderá consultar seu perfil no LinkedIn e nas redes sociais para saber mais sobre si, por isso é interessante que a linguagem do seu currículo esteja de acordo com o seu estilo de comunicação nas outras redes.