Se sente que o seu emprego poderá estar em risco, está na hora de tomar as rédeas e tentar inverter a situação. Na verdade, se souber reconhecer os sinais com a devida antecedência, a causa pode não estar perdida e bastará alguma determinação, para conseguir segurar o seu lugar na empresa.


- Avalie as causas que o podem estar a “pôr contra a parede”. Certamente, ainda nem tudo está perdido e importa saber quais os comportamentos que pode alterar.
- Confronte o problema. Fale com o seu superior e peça-lhe uma avaliação de desempenho. Perceba quais foram os seus pontos fortes e fracos no último projecto em que esteve envolvido e saiba demonstrar como as falhas do passado o podem ajudar a fazer melhor na próxima oportunidade.
- Seja pontual. Se a situação já não é das melhores, é importante não acrescentar motivos para prejudicar a sua posição e o desleixo com o horário normal de trabalho será um dos pontos que sobressai mais no seu comportamento.
- Se acha que antes dava 100% no trabalho, passe a dar 200%. Dedique-se ao máximo, mostre-se entusiasmado e interessado em todos os projectos. Sempre que for necessário fique mais um pouco e tome mais vezes a iniciativa, oferecendo-se para fazer trabalho extra, mesmo que isso implique alguns sacrifícios ao nível da sua vida pessoal.
- Procure manter um bom relacionamento com os seus colegas e chefias. É sempre mais complicado para as empresas deixarem partir colaboradores que são bons “jogadores de equipa”, têm boas relações com todos e contribuem para um bom ambiente de trabalho. 
- Se o seu desempenho tem estado abaixo do esperado, procure avaliar os motivos para esta “fraqueza”. Proponha-se a ter formação ou orientação de alguém mais sénior, se achar que essa é a melhor solução.
- Sempre que for pertinente, não deixe de pedir feedback sobre o seu desempenho. Essa é uma boa forma de reflectir sobre o que tem sido a sua actuação e de tomar medidas imediatas para corrigir os aspectos mais fracos.
- Se a empresa está a passar por um processo de mudança, procure adaptar-se aos novos tempos, sem ficar muito agarrado ao passado. As pessoas são geralmente, pouco tolerantes para com os “velhos do Restelo”.
- Independentemente de todos os conselhos anteriores, deverá ser proactivo e estar preparado para qualquer eventualidade: mantenha o seu CV actualizado e coloque a sua lista de contactos em dia!