Fomos descobrir como fazer a banda sonora ideal para o seu local de trabalho.
- Escolha a música consoante o espaço a que se destina e a finalidade deste dentro da organização. Poderá ser simpático ter música ambiente numa área de recepção mas se calhar já não faz grande sentido impor uma banda sonora “de fundo” a todo o departamento comercial;
- Se o tipo de funções que desempenha permitem ter música de acompanhamento, opte por faze-lo em baixo volume ou com headphones de forma a não prejudicar nenhum dos seus colegas de sala. No entanto, lembre-se que, no caso de trabalhar inserido numa equipa, a música “nos ouvidos” não deverá criar barreiras aos contactos com o resto dos seus colegas.
- Evite os mais recentes êxitos das pistas de dança ou batidas muito fortes, que causam maior distracção e retiram aquele efeito relaxante e dissuasor de stress que a musica pode ter nos ouvintes;
- Os sons do mar, o canto gregoriano ou mesmo as famosas versões tocadas em flautas “pan pipe”, poderão ser do agrado de alguns mas, ao fim de algum tempo, tornam-se certamente repetitivas e monótonas, irritando os ouvidos mais sensíveis.
- Opte por música clássica, jazz ou um suave som de blues ou r&b. A principal motivação de trazer música aos ouvidos de quem trabalha é ajudar a manter uma mente repousada e com boas energias.
- Se trabalha numa zona em open-space ou partilha o gabinete com mais algum(ns) colega(s) e ter uma banda sonora de fundo é uma ideia que agrada a todos, procure estabelecer algumas regras básicas para o que pode “passar”. Em último caso, faça uma atribuição do “DJ do dia” para que todos possam ter um dia para escolher as suas preferências.
- Um espaço de convívio para colaboradores, onde haja possibilidade para ouvir um pouco de música, é uma boa solução para ter um ambiente de trabalho agradável e estimular a produtividade. Por outro lado, garante-se que os colaboradores se mantêm ligados ao trabalho, mesmo durante as pausas de descompressão.
- Outra boa opção, já utilizada em algumas empresas e unidades fabris no estrangeiro, são os serviços de rádio “internos”. Nestes casos, durante os períodos de almoço ou a determinadas horas do dia, para além de música, podem passar programas da própria autoria dos funcionários da empresa.