Muitas empresas não recorrem a anúncios de recrutamento para preencher vagas nos seus quadros, optando antes por selecionar candidatos que se apresentaram de forma espontânea. Mesmo quando divultam ofertas de emprego, é comum recorrerem à sua base de dados interna de currículos.

Assim, a candidatura espontânea constitui uma excelente oportunidade para um candidato se dar a conhecer, promovendo as suas competências e despertando o interesse da empresa para um eventual contacto.

Saiba o que fazer – e o que evitar – ao enviar uma candidatura espontânea:

  1. Defina claramente o(s) tipo(s) de função que procura, com base nas suas competências, experiências anteriores e no conhecimento que tem do setor.
  2. Identifique empresas onde a sua formação e experiência possam ser uma mais-valia, ou onde gostaria de trabalhar. Utilize motores de pesquisa e plataformas de emprego para alargar o seu leque de opções.
  3. Recolha o máximo de informação sobre cada empresa. Esteja a par do setor de atividade, dos produtos ou serviços, das necessidades atuais e dos projetos de expansão.
  4. Não se foque apenas em grandes empresas. Muitas vezes, as melhores oportunidades e perspetivas de crescimento profissional surgem em pequenas e médias empresas.
  5. Consulte o site institucional da empresa para perceber de que forma preferem receber candidaturas espontâneas. Corresponder a essa preferência pode fazer toda a diferença.
  6. Inclua sempre uma carta de apresentação juntamente com o currículo. Os recrutadores não podem adivinhar as suas motivações nem os seus objetivos profissionais.
  7. Personalize a sua candidatura ao máximo. Dirija-a ao responsável mais relevante (como o Diretor de Recursos Humanos ou o responsável da área a que se candidata). Nas PME, poderá ser o Diretor-Geral. Para além de mencionar o nome do destinatário, adapte o conteúdo da carta de apresentação e destaque as competências mais relevantes para o contexto da empresa.
  8. Apresente-se com confiança e profissionalismo. Valorize o seu percurso, mostre iniciativa e ofereça os seus serviços com clareza e, se possível, criatividade.
  9. Se aplicável, inclua um portfólio com exemplos de trabalhos anteriores que demonstrem suas competências e experiências relevantes.
  10. Mantenha um registo organizado das empresas que contactou e das respostas recebidas. Esta organização será fundamental para acompanhar o processo e preparar-se, caso seja chamado(a) para uma entrevista.
  11. Cuide da sua presença online. Mantenha o seu perfil de LinkedIn atualizado e coerente com o CV que envia. Muitas empresas analisam estas plataformas antes de decidir contactar um candidato.
  12. Após enviar a candidatura, faça um acompanhamento educado por e-mail ou telefone para demonstrar interesse e proatividade.