Muitas das grandes empresas não recorrem aos anúncios de recrutamento para preencher vagas nos seus quadros, preferindo efectuar as suas escolhas entre  candidatos que se apresentaram espontaneamente. Por outro lado, mesmo quando divulgam as suas ofertas de emprego, as empresas acabam por recorrer também à sua base de dados de Curricula.
Assim, a candidatura espontânea é a forma ideal de um candidato se dar a conhecer a uma empresa, fazendo a “auto-promoção” das suas capacidades pessoais e profissionais, de modo a despertar o interesse para um contacto pessoal.
Saiba o que fazer e erros a evitar quando enviar espontaneamente as suas candidaturas.

# Tente definir o tipo ou tipos de trabalho que pretende fazer, focando-se nas suas competências e experiências anteriores ou no que conhece do sector.

# Faça uma listagem das empresas onde a sua experiência ou formação possam ser enquadradas e/ou gostaria de trabalhar. Utilize os motores de busca online, bases de dados de empresas ou serviços de directório, para alargar o seu leque de oportunidades.

# Recolha o máximo de informações sobre as empresas seleccionadas, através da Internet, artigos de jornal, relatórios, folhetos publicitários…  É importante estar actualizado sobre o negócio, as necessidades e expansão da empresa.

# Não se limite a dar importância às empresas de grande dimensão. Muitas vezes, é nas pequenas empresas que se encontram as melhores oportunidades e perspectivas de carreira.  

# Procure, através do site institucional da empresa, perceber de que forma preferem receber este tipo de candidaturas: correio, e-mail ou formulário on-line. Terá todas as vantagens em corresponder a esta expectativa.

# Envie sempre uma carta de apresentação, em conjunto com o CV. Afinal, os recrutadores não “adivinham” o que pretende.

# Dirija a sua candidatura ao Director de Recursos Humanos ou ao Director-Geral, no caso de uma PME. Para personalizar ao máximo a sua candidatura, procure saber o nome do destinatário.

# Não “pedinche” emprego. Parecer desesperado não vai certamente ajuda-lo a alcançar os seus objectivos. Ofereça os seus serviços de forma profissional, ainda que com alguma originalidade.

# Organize um “dossier” para cada empresa, que lhe permita manter o controlo das entidades que já contactou e das respectivas respostas. Esta organização é de extrema importância, para se preparar caso seja contactado para uma entrevista.