Um qualquer dia da semana, logo de manhã, liga o computador. A partir daqui, são só uns minutos para ver as redes sociais, o email... Depois mais uns quantos para consultar os títulos dos jornais online... As notícias de economia e uma rápida olhadela pelos títulos desportivos. Cinco minutos de conversa com um amigo no WhatsApp, que rapidamente se transformam em 15...  Consultar o saldo bancário, programar as suas próximas férias...  A verdade é que, quando dá conta, perdeu muito tempo da sua manhã e o trabalho ficou para trás.

Este cenário parece-lhe familiar? Infelizmente, não está sozinho. Nos dias que correm, são muitos os fatores de ruído dentro do ambiente de trabalho que acabam por se refletir negativamente na concentração e produtividade. Para ajudar a focar-se, deixamos-lhe as sugestões para fugir à tentação das tecnologias e organizar o seu dia em frente ao computador.

- Crie um horário e respeite-o.  Ao final do dia, a seguir ao almoço ou nos primeiros minutos da manhã, dedique quinze minutos à parte mais “recreativa” da internet. Não ultrapasse em caso algum o tempo estipulado!

- Controle a navegação "sem rumo”. Andar de página em página sem objetivos específicos ou pouco relacionados com os seus afazeres profissionais é pura perda de tempo. Mesmo que o seu trabalho implique estar constantemente online, existem atividades que deve guardar para fora das horas de trabalho.

- No browser, limite-se a ter abertos os separadores de que efetivamente precisa para o que está a fazer.

- Se possível, mantenha o telemóvel no silencio e desligue as notificações das redes sociais para não ceder à tentação de espreitar de cada vez que recebe uma nova mensagem.

- Respeite as normas da empresa quanto à utilização da internet. Saiba quais as suas permissões e que tipo de acessos estão bloqueados. Evite entrar em páginas cujo conteúdo desconhece ou não lhe pareça seguro e lembre-se que é provável que o seu computador tenha sistemas de controlo para impedir abusos e riscos de segurança.