Seja por necessidades profissionais ou mero interesse pessoal, existem inúmeras boas razões para aprender uma língua estrangeira. A nível profissional, são cada vez mais as empresas que investem na formação dos seus colaboradores e que procuram pessoas com competências linguísticas diversificadas.
Desta forma, não temos dúvidas em afirmar que a aprendizagem de línguas estrangeiras pode contribuir muito positivamente para melhorar as suas perspetivas de carreira…
As vantagens
# Aprender uma língua estrangeira pode aumentar a sua autoconfiança e ajudá-lo(a) a expressar-se mais claramente na sua própria língua. Um profissional com bons conhecimentos de línguas será, muito provavelmente, um profissional com boas capacidades de comunicação.
# Falar outras línguas ajuda-o(a) a entender a cultura e a postura de vida de outros povos aumentando a facilidade de integração em ambientes organizacionais multiculturais e o relacionamento interpessoal dentro e fora da empresa.
# Um trabalhador multilingue terá, à partida, uma acentuada vantagem no acesso à informação e conhecimento sobre uma série de temáticas relevantes, inclusivamente questões relacionadas com a sua área de atuação.
Algumas dicas
# Inclua apenas no seu CV as línguas estrangeiras que, de facto, domina e, para além de qualificar (muito bom, bom ou médio), especifique também o nível de conhecimento que tem (oral e/ou escrito);
# Independentemente do seu nível de conhecimento, um certificado oficial é sempre uma útil ferramenta para o mercado de trabalho. Procure saber que entidades oferecem certificados oficiais nas línguas que domina e de que forma poderá candidatar-se a exame. Algumas instituições disponibilizam inclusivamente minicursos de preparação para estes exames.
# Viagens, estudos no estrangeiro, todas as experiências relevantes fora do país podem ser referidas no seu CV ou durante uma entrevista para ilustrar que o seu conhecimento vai para além do habitual “saber académico”.
# Caso tenha uma língua estrangeira destacada no seu CV prepare-se para que, numa entrevista de emprego, seja confrontado(a) com a possibilidade de parte da entrevista ser conduzida nesse idioma, sobretudo se for um requisito essencial para a função.
# Quem já domina uma língua estrangeira tem tendencialmente maior facilidade em aprender novas línguas. Multiplique as suas possibilidades aumentando o leque de idiomas que compõem o seu CV.