Seja por não conseguir deixar de “trazer para o trabalho” assuntos pessoais ou por questões profissionais – demasiada pressão, críticas sobre o desempenho, mau relacionamento com colegas ou chefes … - vários são os motivos que levam as pessoas às lágrimas no local de trabalho.

Vergonha e arrependimento são sentimentos que normalmente atingem as pessoas a quem isto já aconteceu. Se já passou por esta situação, saiba que não está sozinho… Estudos indicam que 45% dos profissionais já chorou no local de trabalho. Afinal, ter emoções é humano!

Deixamos algumas dicas para conseguir lidar com a situação da melhor forma:

- Não seja demasiado duro consigo próprio. Apesar de poder ser encarado como um sinal de vulnerabilidade, o facto de chorar uma vez no trabalho não irá, por si só, pôr em causa a sua boa imagem profissional. As pessoas são mais empáticas do que se possa imaginar e a questão importância da saúde mental está cada vez mais na ordem do dia.

- Seja honesto – Se isso o deixar mais confortável, explique, sem entrar em demasiados detalhes, o motivo que o levou a chorar. Se o que originou o seu choro foi frustração por não estar a conseguir alcançar um determinado objetivo ou por não estar a ver um projeto a desenvolver-se com a velocidade que gostaria, pode até passar uma imagem positiva; está a chorar porque se importa e valoriza o seu trabalho.

- Afaste-se. Se sente que está no limbo entre o autocontrolo e uma explosão de lágrimas, retire-se para outro local. Isole-se durante o tempo que for necessário, sem fazer muito alarido à volta disso. Respire fundo e tente acalmar-se. Permita-se algum tempo para controlar a situação e deixar “a poeira assentar”.

- Prepare-se - Identifique claramente os motivos que o fazem chegar a este ponto. Sempre que possível, antecipe cenários em que sabe que poderá ceder à pressão emocional. Se já sabe que é mais sensível a um determinado tipo de situação e se aproxima de uma ocasião desse género, tente preparar-se simulando o que pode acontecer para não ser apanhado desprevenido. Com alguma prática, conseguirá desenvolver o seu autocontrolo e aprender a dominar as suas emoções.

- Se chora quase sempre após ter sido criticado, é necessário que aprenda a distanciar o tom das críticas do seu conteúdo. Foque-se no que poderá ser feito para melhorar o seu desempenho ou para evitar que a circunstância que originou a crítica se repita.

- Aprenda a colocar as coisas em perspetiva. Raramente as questões profissionais são temas “de vida ou morte”. Em momentos de crise é fundamental afastar-se e ver o cenário completo, relativizando a importância de cada pequena parte, incluindo aquilo que o pode pôr fora de si.

- Se se vê a chorar sem saber porquê, talvez esteja a tolerar demasiadas situações que não são do seu agrado e acaba por “explodir” desta forma. Aprenda a ser mais assertivo e a dizer “Não”.

- Não deixe que a sua vida pessoal interfira demasiado na sua vida profissional. Apesar da separação ser muitas vezes difícil, é importante manter uma barreira entre “casa” e “trabalho”. Se as coisas na sua vida pessoal não estão a correr como desejaria, aproveite o escape do trabalho para se focar noutras questões e aliviar um pouco esse peso.

- Aprenda novas formas de lidar com as suas emoções. Se situações deste género estiverem a acontecer com frequência, pense em procurar ajuda para ultrapassar a fase do “choro”.  Se necessário, fale com um psicólogo, faça um curso de relaxamento ou de gestão de emoções.