Passamos a maior parte do tempo no local de trabalho, e, na maior parte dos casos, acabamos por passar mais tempo com as pessoas com quem trabalhamos do que com a família e amigos. O pior, é que nem sempre é fácil estabelecer um relacionamento cordial com aqueles com quem somos “forçados” a conviver diariamente e existem casos de personalidades com quem é praticamente impossível lidar. Assim, deixamos-lhe algumas dicas para aprender a lidar melhor com aqueles “feitios difíceis”…

  1. Tenha sempre em mente que somos todos diferentes e que os nossos colegas de escritório não têm de ser os nossos melhores amigos. Por várias razões, nem sempre todas as pessoas se conseguem entender e não vale a pena “forçar” amizades...
  2. Mantenha uma postura calma e não entre em confrontos desnecessários. Tente ao máximo evitar discussões para não se desgastar.
  3. Tente descobrir quais os motivos que estão por detrás dessa postura agressiva ou pouco simpática. Muitas vezes, é muito mais do que uma mera questão de “mau feitio”. Alguma insegurança no trabalho, stress ou poucas possibilidades de progressão profissional, podem ser motivos suficientes para justificar determinadas reações.
  4. Evite comentários desagradáveis ou críticas aos comportamentos desse colega. Em contrapartida, procure estimular reações positivas e elogios. Claro que ninguém tem capacidade para mudar a atitude de terceiros, mas pode sempre ajudar a uma maior aceitação dentro da equipa.
  5. Seja diplomata e procure o diálogo. O silêncio apenas é útil quando evita discussões desnecessárias, mas poderá criar um ambiente muito desconfortável para todos.
  6. Dê o exemplo. Se conseguir manter uma postura correta no local de trabalho, e relacionar-se com todos os seus colegas de forma harmoniosa, haverá mais possibilidades de que os outros o queiram seguir.