As candidaturas em vídeo são um cartão de apresentação multimédia, que têm a vantagem de poder dar a um potencial empregador uma imagem bastante próxima daquilo que é na realidade. O objetivo principal é que, em apenas 60 segundos, seja capaz de transmitir uma ideia das suas principais competências, personalidade, e motivação e em que medida se encaixa no perfil procurado.
O que dizer
1º Comece sempre por se apresentar. Indique o seu nome, título profissional, quantos anos de experiência tem na função a que se está a candidatar e a sua localidade.
2º Explique claramente por que motivo se está a candidatar à oferta em questão.
3º Descreva as suas melhores qualidades e competências. Seja entusiasta e, com otimismo, enumere aqueles elementos que podem fazer a diferença perante um potencial recrutador.
4º Refira as suas habilitações académicas. Independentemente da área de formação, este é sempre um bom indicador das suas capacidades, potencial e ambição. Ainda que as suas habilitações não tenham uma relação direta com o seu percurso profissional, mencione algum aspeto em que o seu curso tenha sido um útil contributo para o seu desempenho.
5º Faça um rápido resumo do seu historial profissional, destacando as experiências mais relevantes e mais bem-sucedidas. Se está agora a entrar no mercado de trabalho, destaque o seu desempenho académico e alguma experiência pontual de relevo.
6º Competências complementares. Relativamente às competências linguísticas, a candidatura em vídeo permite que se expresse em várias línguas durante a sua apresentação, dando rapidamente a conhecer o domínio de línguas estrangeiras. Outros tipos de competências podem ser sumariamente referidos no final da sua exposição.
7º Despeça-se amigavelmente, indicando que espera receber notícias em breve.
Regras básicas
# Tempo máximo: 1 minuto. Faça uma apresentação curta. É pouco provável que um responsável de recrutamento tenha tempo e tolerância para apresentações muito longas.
# Mantenha uma postura direita, quer esteja sentado(a) ou em pé. Apesar de não estar frente-a-frente ao seu interlocutor, é para ele que está a falar e as exigências de postura e imagem deverão ser as mesmas!
# Não leia o seu CV! Para além de não trazer nada de novo à sua candidatura será cansativo para quem tenha de ouvir. O mais provável é que eventuais recrutadores desistam ao fim de 20 segundos...
# Pratique o seu texto, mas não ensaie demasiado para não perder a espontaneidade. A sua abordagem deve ser o mais cordial e natural possível, sem deixar transparecer qualquer nervosismo.
# Opte por uma apresentação cuidada e formal, mas sem excessos. Não deve fugir muito ao seu estilo habitual profissional, e qualquer tentativa de fabricar um “personagem” será facilmente detetada a curto prazo.
# Escolha um cenário neutro, para fazer a sua gravação. Evite espaços demasiado pessoais ou confusos, escolha uma parede lisa para servir de fundo, para que o foco esteja exclusivamente em si.
# Sorria! Uma atitude positiva, natural e otimista são um excelente cartão de apresentação.
# Se necessário, repita a gravação! Não hesite em fazê-lo as vezes que sejam necessárias até que o resultado seja do seu agrado!
Consulte as ofertas a que se pode candidatar com vídeo: https://emprego.sapo.pt/offers?candidatura=voz-e-video