Existem pessoas que são, por si, naturalmente criativas, inovadoras e revolucionárias. No entanto, apesar de ser, tendencialmente, uma característica inata, a criatividade pode ser aprendida e desenvolvida ao longo da vida.
E o que se ganha, a ser mais criativo? Novas formas de resolver problemas e melhorar processos. Novas formas de actuar, sobretudo agindo e reagindo com mais flexibilidade ao que nos rodeia. Novas respostas, às questões de sempre.
Reunimos algumas dicas para o ajudar a estimular a sua criatividade:  
 
- Liberte-se de preconceitos. Para ser criativo é, preciso, antes de tudo, dar liberdade à imaginação. Rompa com ideias feitas e deixe as ideias fluir sem obstáculos.

- Aposte na leitura. Ler artigos e ensaios de especialistas na sua área são uma excelente forma de incentivar a criação de ideias criativas.

- Escreva regularmente. Arranje um diário para poder tomar nota de todas as ideias e projectos que lhe surgirem. A inspiração não tem hora marcada, e uma ideia criativa pode nascer a qualquer momento do dia.

- Esteja atento aos pormenores. Analise a forma como habitualmente actua e os resultados obtidos. Procure entre os pequenos pormenores onde estão as oportunidades de melhoria.

- Cultive o brainstorming. Seleccione um grupo de cerca de seis pessoas para, em conjunto, lançar ideias para um determinado problema ou situação. Verá que, entre sugestões aparentemente impossíveis ou mesmo inaceitáveis, se podem aproveitar pontos inovadores e positivos.

- Seja optimista. Ponha de lado expressões como: “Não é possível”, “Parece-me difícil”, “Não funciona”, “não faz sentido”, “Penso que não haverá mercado para tal”...

- Experimente. Descubra novos caminhos, novos estilos, ou tente fazer o que sempre fez de modo diferente. Ouça novas tendências musicais, siga um caminho diferente para o trabalho, inicie um hobbie original.

- Questione-se. “E se?” “Por que não?” Estas questões devem fazer parte do quotidiano de qualquer mente criativa.

- Seja receptivo. As boas ideias nunca terão bons resultados se ninguém acreditar nelas. Um voto de confiança é fundamental para o sucesso.

- Exija sempre mais. Mesmo quando já demos o nosso melhor, existem sempre formas de conseguirmos mais e melhor. Com imaginação e, claro, algum estudo e preparação, é sempre possível ir mais longe…