É difícil esquecer a praia (ou o campo!), as manhãs na preguiça e os almoços prolongados pela tarde fora, brindados com um pôr-do-sol relaxante! Sobretudo, quando o que nos espera é o regresso à rotina das “9h às 18h”: os colegas, os chefes, os e-mails, etc…
Para tornar este recomeço menos “doloroso”, deixamos-lhe algumas dicas para trazer a sensação de férias para o seu local de trabalho e conseguir perpetuar a sensação do relaxante “dolce fare niente”.
Reserve um período de “habituação”. Quer tenha estado duas ou três ou mesmo quatro semanas ausente, existem certamente assuntos pendentes que terá de resolver, mas tenha calma!! Utilize o primeiro dia para organizar as ideias, mas não comece já a estabelecer prazos apertados, caso contrário não irá conseguir resistir até ao final da primeira semana!
Se for necessário, regresse ao trabalho numa sexta-feira, de forma a conseguir estabelecer as prioridades para começar em força na semana seguinte.
Acorde cedo. As correrias matinais são a forma mais eficaz de destruir por completo os benéficos efeitos revigorantes das férias…
Abrande o seu ritmo habitual. Lá diz o ditado que “depressa e bem não há quem”, e a verdade é que um ritmo acelerado não só aumenta os níveis de stress como prejudica, muitas vezes, o próprio desempenho
Faça uma coisa de cada vez. Uma das principais diferenças quando estamos de férias é a forma como gerimos o tempo.
Sem prazos e com total liberdade de horários, podemos demorar o tempo que nos apetecer em cada coisa que fazemos: um jogo de padel, ver um filme na televisão ou ler um livro. Tente reproduzir isso no seu dia-a-dia profissional, evitando o “multitasking” e focando-se numa única tarefa de cada vez. Verá que, ao contrário do que pensa, a sua produtividade e eficácia irão aumentar.
Torne o seu espaço de trabalho mais aprazível. Arrume a sua secretária, separe os papéis para reciclar, e organize as suas gavetas. Aproveite para personalizar um pouco o ambiente: uma fotografia das férias, um desenho dos seus filhos ou uma planta…
Aproveite a hora de almoço para descansar. Passeie ao ar livre, sente-se numa esplanada, leia um livro. Porque não substituir a refeição ao balcão por um piquenique num jardim público?
Fora do horário de trabalho… não trabalhe! Guarde os fins-de-semana para a família, e aproveite bem o dia para não ter de fazer horas extra…