Ao contrário do “anunciado” as férias não serviram para retemperar as suas energias, e quase que se sente mais cansado(a) do que estava antes de gozá-las. Inverta este ciclo e sinta-se cheio(a) de energia no regresso ao trabalho, com as dicas que reunimos para si:
Durma bem - Faça um esforço para dormir entre sete e oito horas por noite. Se mantiver por algum tempo uma rotina de adormecer e acordar à mesma hora, o sono irá aparecer naturalmente.
Tome o pequeno-almoço – Esta primeira refeição é essencial para recuperar do jejum noturno e retemperar energias.
Faça exercício – A forma mais simples de se exercitar é andar, por isso se não tem tempo ou dinheiro para frequentar um ginásio, saia do autocarro na paragem anterior e vá a pé o resto do caminho.
Espreguice-se de vez em quando - Esta é uma ótima forma de “desenferrujar” e de libertar a tensão. Aproveite as idas à casa-de-banho para fazê-lo à vontade e sem constrangimentos.
Alimente-se bem – A alimentação adotada tem muita influência nos níveis de energia durante o dia. Por exemplo: o consumo de hidratos de carbono como massas, batatas, arroz e pão, deve ser limitado a determinados momentos do dia. À hora do almoço dão sonolência, mas a partir das quatro da tarde tornam-se bons aliados.
Descanse – As pausas são essenciais para repor a concentração, após longos períodos de atividade.
Beba mais água – A desidratação é uma das principais causas do cansaço crónico. Mantenha uma garrafa de água perto de si, e quando começar a sentir-se mais cansado(a) experimente beber um pouco de água.
Beba café – O café é um estimulante, torna-nos mais despertos e atentos. Mas faça-o com moderação, procure manter-se independente daquilo que para muitos é um vício.