A hora de almoço não tem de servir exclusivamente para a função para que foi originalmente concebida: almoçar. Num horário de trabalho de, no mínimo, oito horas por dia, esta pausa pode ser o único momento para resolver alguns assuntos pessoais e para quebrar um pouco o ritmo de um dia de trabalho.


·         Resista à tentação de fazer da hora do almoço “mais do mesmo” e aproveite para relaxar um pouco e recarregar baterias para passar o resto do dia na sua melhor forma.


·         Aproveite para “apanhar ar”. Mesmo que leve almoço de casa ou tenha refeitório na empresa, reserve pelo menos alguns minutos da sua hora de almoço para sair à rua, apanhar um pouco de ar fresco e “perder-se” no movimento exterior.


·         Utilize a hora de almoço para tratar de assuntos que não tem hipótese de resolver noutra altura: ir ao banco, aos correios, à farmácia, pagar contas ou até fazer algumas compras para casa. Se possível vá a pé e assim alia algum exercício à utilidade das tarefas que vai desempenhar.


·         Aproveite a hora de almoço para conviver. Se tem amigos que trabalham perto de si e com quem não consegue estar noutras ocasiões, porque não combinar um almoço com eles? Procure também ao longo da semana almoçar com diferentes colegas e estender assim a sua rede de contactos.


·         E porque não usar a hora de almoço para mimar-se um pouco? Faça compras, vá ao cabeleireiro, manicure, esteticista... É cada vez é mais fácil encontrar SPAs espalhados pelas cidades, especializados em proporcionar bons momentos de descontracção, perfeitamente compatíveis com a hora de almoço.


·         Exercite-se um pouco. Se não tiver vontade de passar a hora de almoço “enfiado” num ginásio, dê uns passeios nem que seja a ver as montras das lojas e centros comerciais mais próximos.


·         Se é apreciador de arte e tem museus ou galerias perto do seu local de trabalho, aproveite para fazer da sua hora de almoço um momento cultural.


·         Aproveite os espaços verdes, esplanadas ou sítios onde possa descontrair-se e estar à vontade. Afaste-se do ambiente “profissional” e leia um livro, uma revista ou um jornal, ou ouça um pouco de música.


·         Apesar de ser reconfortante almoçar todos os dias no mesmo sítio, onde as pessoas já conhecem os nossos gostos e quase adivinham o que vamos pedir, de vez em quando é bom experimentar novos sítios, restaurantes internacionais. Enfim, variar um pouco e quebrar a rotina.


·         Se não tiver qualquer hipótese de sair à rua, pelo menos “descole” um pouco da secretária. Estique as pernas, dê um passeio no corredor, troque umas palavras com os colegas. Mesmo que seja por breves minutos, é essencial distanciar-se um pouco do trabalho (ainda que só mentalmente).