Para os especialistas de recursos humanos é de esperar que, em média, 30 minutos do tempo de trabalho diário sejam perdidos com atividades não laborais. Surpreendentemente (ou não!), alguns estudos recentes demonstram que o tempo médio "perdido" é quatro vezes superior ao estimado, rondando as duas horas diárias, sem incluir o período de almoço. Parece-lhe muito? Imagine então o que pode isso custar à sua empresa!
Fomos descobrir de que forma andam os profissionais a desperdiçar valiosas horas de trabalho.

Onde e como...
A maioria das pessoas admite que é na Internet que perde a maior parte do tempo. Redes sociais, Whatsapp, ou mesmo jogos online, surgem no topo da lista de fatores distrativos no emprego. A verdade é que a Internet é um mundo fácil de explorar enquanto está sossegadamente sentado na sua secretária, fingindo-se concentrado com os seus imensos afazeres profissionais. E com tão grande tentação a um tão fácil alcance, como é possível resistir?

Porquê?
Mas será que ter um "entretenimento" imediato, e facilmente dissimulado é, por si só, uma desculpa? Parece-nos que não. Na realidade, estes estudos confirmam que grande parte dos trabalhadores aponta a falta de trabalho como motivo para a busca de outros meios de ocupar o seu tempo. Falta de trabalho ou, mais concretamente, a falta de estímulos profissionais. Facilmente conseguimos associar o desperdício de tempo como um sinal claro de desmotivação, de quem não se sente plenamente realizado com o caminho escolhido e talvez um prenúncio de que estará na hora de mudar de emprego...

As consequências
Nos dias de hoje todos os riscos são demasiado elevados. Não se esqueça de que existem diversos meios de monitorizar e controlar as “navegações” na web dentro do espaço de trabalho e que a generalidade das empresas já os utiliza. A verdade é que a falta de produtividade dos trabalhadores é prejudicial à empresa e estes pequenos “desvios” podem, justamente, vir a custar-lhe o emprego.

A solução
Se acha que horas de distração já fazem parte da rotina, talvez esteja na hora procurar uma alternativa que lhe dê prazer e motivação para concentrar todas as suas energias e tempo. Já pensou que pode estar na hora de mudar de emprego?
Se realmente gosta do que faz, é melhor mudar rapidamente de atitude. Fale com o seu chefe e exponha a situação, solicitando que lhe sejam dadas novas tarefas e mais responsabilidades. De certeza que a sua proposta será recebida com abertura, e a sua honestidade e empenho será recompensada.