Tradicionalmente as grandes empresas são vistas como os melhores empregadores, oferecendo maiores desafios e oportunidades de desenvolvimento profissional. No entanto, a realidade nem sempre é esta e, embora possam ter menos recursos e uma margem de progressão mais limitada, existem diversos fatores que tornam a opção de trabalhar numa pequena empresa numa possibilidade interessante de carreira.
A seguir, destacamos algumas vantagens de trabalhar numa pequena empresa, que podem superar o prestígio de uma multinacional.
# O índice de satisfação dos colaboradores é significativamente maior nas pequenas e médias empresas, quando comparado com as grandes empresas (empresas com mais do que 250 colaboradores).
# Enquanto nas grandes empresas os trabalhadores são muitas vezes vistos como mais um número, nas pequenas empresas existe um maior reconhecimento do valor individual de cada colaborador.
# Diversos estudos confirmam que a taxa de rotatividade tem uma relação proporcional à dimensão da empresa, sendo significativamente mais baixa nas pequenas empresas.
# Nas pequenas empresas existe uma maior facilidade de comunicação interna. O facto de existir uma maior proximidade traduz-se numa maior abertura para expressar e ouvir as opiniões de cada um.
# A interação entre pessoas de posições hierárquicas diferentes surge de forma mais natural. Não é raro, numa empresa pequena, que o diretor-geral conheça todos os seus colaboradores pelo nome.
# Pela melhor comunicação e proximidade hierárquica, os colaboradores têm um maior impacto na organização e é mais provável verem as suas ideias postas em prática.
# O facto de as pessoas se conhecerem melhor e terem um relacionamento mais próximo, torna , geralmente, o ambiente nestas empresas mais agradável, estimulando o funcionamento das equipas para um fim comum.
# Um profissional que trabalha numa pequena empresa consegue mais facilmente ter uma visão global do que é o negócio, ao contrário do que acontece por regra numa grande empresa onde podem existir várias ramificações do negócio principal.
# A flexibilidade é uma das grandes vantagens. Numa pequena empresa, os colaboradores acabam por se envolver em várias áreas de atuação e em diversos projetos, o que proporciona uma experiência enriquecedora e o desenvolvimento de competências transversais.
# Em muitos casos, acontece que nas pequenas empresas as pessoas têm mais responsabilidades desde cedo. Da mesma forma, a progressão na carreira poderá ser mais acelerada do que no padrão normal das maiores empresas.
# Pela sua dimensão mais reduzida, as pequenas empresas não estão, normalmente, tão sobrecarregadas com processos burocráticos e formalidades desnecessárias, o que as torna mais ágeis e facilita o acompanhamento das tendências de mercado.
# Embora o ritmo de trabalho seja, em muitos casos, mais intenso numa pequena empresa, a proximidade entre as pessoas facilita a manutenção do equilíbrio entre a vida pessoal e a carreira.