No mundo exigente e competitivo dos nossos dias, uma boa formação pessoal e sólidas competências sociais são requisitos essenciais para qualquer profissional. Naturalmente que ninguém é perfeito, mas existem qualidades e defeitos com diferentes consequências num perfil profissional.
Selecionámos algumas das características com maior potencial para destruir qualquer hipótese de sucesso profissional.

1# PREGUIÇA. A falta de iniciativa e empenho no trabalho são características que denunciam um mau profissional. Não pense que “atirar” trabalho para cima do “vizinho” é uma estratégia produtiva… Os “mandriões” serão facilmente denunciados!

2# VAIDADE. O respeito pelo próximo e a humildade são ingrediente fundamentais para qualquer relação de trabalho. Não tente sobressair do conjunto diminuindo os feitos da equipa. Esforce-se por fazer valer as suas competências trabalhando para o sucesso comum...

3# TRAIÇÃO. Fazer parte de uma equipa implica lealdade ao grupo e partilha dos seus objetivos e desempenhos. Um profissional desonesto é aquele que caminha em sentido contrário e recorre a esquemas e subterfúgios para comprometer o trabalho do grupo.   

4# INTRIGA. Quando a bisbilhotice e os boatos invadem a vida profissional a produtividade e ambiente de trabalho saem verdadeiramente danificadas. Saiba controlar os seus ímpetos “boateiros”, apostando numa comunicação clara e transparente.

5# GANÂNCIA. A ambição é uma característica positiva que, quando excessiva, se torna inadmissível. Aprenda a respeitar os outros, e certificar-se que os seus meios justificam sempre os fins. Lembre-se que quanto mais alto se tenta subir, maior será a queda.

6# ORGULHO. As relações de trabalho devem ser objetivas, isentas e adultas. Guarde o seu orgulho para o plano pessoal, para não pôr em causa o ambiente normal de trabalho. Nada de amuos ou teimosias: saiba admitir quando erra e aprenda gerir melhor os conflitos.

7# INVEJA.
 Por norma, um invejoso é aquele tipo de pessoa que está permanentemente “do contra” e a “deitar abaixo” qualquer ideia ou projeto sugerido por outros. Ao contrário das críticas construtivas, o negativismo nunca é benéfico ao trabalho.