Aumente o seu valor profissional


Desenvolvimento de Carreira

SAPO Emprego

Como inflacionar o seu preço de mercado.

Não nos cansamos de ouvir que “tudo tem um preço” e, normalmente, a definição do valor de determinado produto depende, em primeira linha, da necessidade que temos dele e da sua função utilitária. Da mesma forma, também em termos de carreira todos temos um determinado valor  que, em termos de mercado, corresponde ao que as empresas estão dispostas a pagar pelo nosso trabalho.
Se acha que o seu actual valor está muito aquém dos seus objectivos de carreira, sugerimos algumas dicas importantes para inflacionar o seu preço no mercado de trabalho.

# Seja ambicioso.   Não restam dúvidas, os profissionais mais ambiciosos são mais bem remunerados.  Querer sempre o melhor para a sua carreira, e acreditar que tal é possível,  influenciará a forma como os outros percepcionam o seu valor.

# Aposte na sua imagem.  Como diz o ditado, “não basta ser... é preciso parecer”. Um bom Curriculum Vitae, uma boa apresentação, são alguns elementos que, numa primeira análise, podem fazer toda a diferença na atribuição de um valor ao seu perfil profissional.

# Transborde segurança.  A autoconfiança é uma dimensão extremamente importante para o sucesso da sua carreira e que será determinante para incrementar o seu ”preço de mercado”.
 
# Agarre todas as oportunidades.  Saber estar à hora certa no lugar certo tem tanto de intuição como de trabalho. Descubra onde se escondem as melhores oportunidades, relacione-se com as pessoas certas para o ajudarem no seu percurso e coloque-se “no caminho da sorte”.

# Invista na sua formação.  A actualização permanente de conhecimentos é uma das mais fortes mais-valias profissionais. Aproveite bem todas as oportunidades de formação que lhe sejam propostas internamente e proponha também outras por sua própria iniciativa de forma a enriquecer o seu perfil profissional. 

# Esteja atento ao mercado.  Os factores externos influenciam também muito na atribuição de um valor de mercado. As oscilações de mercado, os contratempos das conjunturas económica, são determinantes para o seu valor individual.

# Revele todo o seu talento.  Fazer bem aquilo que lhe pagam para fazer é, de facto, o principal factor que justifica o seu salário. Saiba distinguir-se da média, nem que seja nos pequenos pormenores.

# Seja organizado.  A organização é essencial ao desempenho e, sobretudo aquilo que pode marcar a diferença entre um profissional bom e um excelente. Um profissional organizado é inquestionavelmente, um profissional mais produtivo e com melhor desempenho.

# Escolha bem o seu empregador.  Ter alguma experiência em ambiente multinacional ou numa grande empresa é um factor que valoriza o seu perfil. No entanto, nem sempre é sinónimo de melhor salário uma vez que o papel desempenhado numa pequena organização pode ter um impacto muito mais significativo. 

# Influencie o seu sucesso na empresa.  Faça sugestões, ajude a resolver problemas, envolva-se com a empresa e participe activamente em tudo o que diga respeito à organização.

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS