Regresso à vida activa


Desenvolvimento de Carreira

SAPO Emprego

A reintegração no mercado de trabalho.

Chega o momento em que finalmente conseguimos “aquela” oportunidade que esperávamos há tanto tempo... Apesar de todo o entusiasmo e empenho, nem sempre esta transição é fácil e a mudança para um novo emprego faz-nos muitas vezes ficar vulneráveis e receosos do futuro. Assim, é natural que seja preciso algum tempo para que a confiança regresse e consigamos brilhar ao máximo no novo emprego e no ambiente profissional que agora nos rodeia. Aqui ficam algumas dicas para o ajudar a ajustar-se a esta nova realidade.
 
# Anuncie-se. Agora que já está “instalado” é tempo de espalhar a novidade pelos seus contactos profissionais. Faça uns telefonemas, envie e-mails, o importante é manter-se ligado à sua rede de contactos.

# Agradeça e retribua as boas referências. Se conseguiu o seu novo emprego através de algum contacto, por referência ou indicação pessoal, lembre-se de demonstrar a sua gratidão. Umas flores ou uma garrafa de vinho e uma nota de agradecimento, serão suficientes.

# Não se esqueça de quem o apoiou. Os momentos difíceis fazem-nos perceber com quem realmente podemos contar. Mantenha o contacto com quem esteve ao seu lado, nunca se sabe quando podem precisar de si.

# Siga o seu próprio ritmo.  Se esteve algum tempo sem trabalhar é natural que o ritmo e a pressão habitual do trabalho o afecte particularmente. Tente organizar o seu dia encarando cada projecto como mais uma tarefa, e não como se a sua vida dependesse disso.

# Confie em si. O entusiasmo da mudança não é, só por si, o suficiente para retomar a auto-confiança, sobretudo se passou por momentos difíceis a nível profissional. É importante acreditar que não perdeu competências, apenas estiveram adormecidas durante algum tempo.

# Dê valor ao que conseguiu. Lembre-se dos momentos mais difíceis por que teve de passar e aproveite ao máximo esta oportunidade nova. Certamente irá conseguir manter o entusiasmo e empenho mesmo que nos momentos mais rotineiros do seu dia-a-dia.

# Aproveite para renascer. Imagine o perfil do profissional ideal. Já pensou que agora é o momento certo para se aproximar deste perfil? Aproveite estar agora a “começar de novo”, para trabalhar com afinco nas competências que lhe faltam e transformar-se no que todas as empresas desejam.

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS