Trabalho por Turnos


Comportamento & Marketing Pessoal

SAPO Emprego

Um emprego fora de horas.

O trabalho por turnos tem sérias implicações no estilo de vida dos trabalhadores, exigindo uma adaptação a horários irregulares com consequências complexas no organismo. As implicações são ainda maiores quando se impõem turnos durante a noite, o que obriga a uma adaptação ao regime noturno, mantendo-se um sistema inconstante e pouco benéfico para o organismo.
Reunimos os prós e os contras e algumas dicas para o dia-a-dia destes trabalhadores.

Vantagens:
# Possibilidade de usufruir de determinadas coisas pouco acessíveis para quem trabalha nos horários “tradicionais”: ir ao cinema durante o dia, fazer compras sem ter de enfrentar uma multidão, ir ao banco, médico, escola dos filhos, etc.
# Fugir ao trânsito das horas de ponta e, consequentemente evitar o stress que daí advém e diminuir substancialmente o tempo de viagem entre a casa e o trabalho.
# Maior oportunidade para dedicar-se a hobbies.
# Ter direito a um subsídio de turno e, no caso do trabalho noturno, ter um acréscimo à retribuição do trabalho equivalente prestado durante o dia.


Desvantagens
# Desorganização do sono: insónias e dificuldade em dormir. Sonos curtos e pouco reparadores.
# Aumento do uso de medicação. O desregulamento do organismo pode exigir alguns complementos vitamínicos ou terapêuticas adicionais.
# Fadiga. O desgaste fisco a que trabalhadores por turnos estão sujeitos é muito elevado.
# Sonolência no local de trabalho, distúrbios de humor e menor concentração.
# Maior propensão para a ocorrência de acidentes e ara problemas de saúde vários: doenças gastrointestinais, hipertensão, entre outras.
# Perturbações na vida familiar e social, pelo facto de o trabalhador viver desencontrado do resto das pessoas que o rodeiam. Os trabalhadores por turnos não podem acompanhar a sua família e amigos nos seus tempos livres, e têm muita dificuldade em encontrar outras pessoas com quem possa partilhar os seus próprios tempos livres.

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS